Veja hábitos perigosos da maquiagem e os cuidados com a sua pele

É comum no dia-a-dia as mulheres cuidarem de algum item de beleza, mesmo as que optam por uma maquiagem mais discreta. Sempre há um cuidado, por mínimo que seja, não importa o estilo. Porém alguns hábitos – ou a falta deles – podem prejudicar a saúde.

Corretivos, base, blush, rímel, delineador, lápis, tudo isso realça a beleza, mas devem ser bem removidos. Tirar a maquiagem no banho e antes de dormir é essencial, pois o acúmulo pode até acelerar o envelhecimento da pele.

Riscos do hábito

Em uma pesquisa rápida, a empresa Johnson & Johnson registrou que apenas 5% das mulheres entrevistadas são adeptas aos produtos voltados à remoção de maquiagem, e este é um dado alarmante. O problema surge a longo prazo, pois se há o hábito de apenas jogar uma água na cara(ou nem isso) e ir dormir, há o risco dos pigmentos e resíduos oleosos comprometerem a cútis.

O acúmulo destas substâncias no rosto provoca alterações no pH e em outras características naturais da pele. A dica é, ao tomar banho, reservar um tempo para cuidar do rosto e remover toda a maquiagem, sem deixar resíduos. A maioria das maquiagens é composta por materiais cerosos e aderentes, portanto, apenas um banho de pia não é o suficiente para a remoção.

Dormir de maquiagem, nem pensar!

Se for uma vez ou outra, em caso extremo de cansaço, até passa batido – aí é só acordar no outro dia e partir para a limpeza total do rosto. Dormir de maquiagem é um perigo, pois as substâncias que ficam no rosto podem reagir e causar manchas e o ressecamento da pele com o entupimento dos poros.

É durante o sono que a pele libera as sujeiras dos poros. Dormir com a maquiagem faz com que a pele perca a viscosidade e forme acne ou até rugas.

Contorno na linha d’água

Por mais bonito que seja, passar delineador em uma área muito sensível como essa pode causar infecções e entupir glândulas, principalmente se não houver uma remoção completa. Tente passar logo abaixo da linha, para evitar o risco de entrar alguma substância nos olhos.

Demaquilante

Outra dica de especialistas é o uso do demaquilante, produto que deve ser escolhido de acordo com as características da sua pele. A instrução dos dermatologistas é começar a remoção com o demaquilante, e usar água em temperatura ambiente ou fria para continuar o processo com sabão próprio para o rosto. Uma lavagem bem feita evita problemas com resíduos do demaquilante, que também são prejudiciais.

Papel higiênico é só paleativo

Usar toalhas, mesmo as de papel, pode até quebrar o galho, mas não são recomendados na hora da limpeza pesada. O ideal é o uso de algo menos abrasivo, como algodão ou esponja. De nada adianta remover o excesso com papel higiênico e passar uma “aguinha”, o pouco que fica na pele e você não vê pode ser prejudicial.

Protetor solar

A recomendação é a de sempre. Use filtro solar. A exposição aos raios solares é prejudicial para a pele. Mas, durante o banho, também remova-o por completo. A pele deve respirar livre de qualquer resíduo durante o descanso do sono. Para filtros solares de textura seca, basta lavar com sabonete adequado. Para os oleosos, é necessário recorrer ao demaquilante.

Alternativas seguras?

Muitas mulheres recorrem a outras opções quando não se tem um demaquilante à mão:

  • Apenas água: Só se for para remover o excesso de pó. Até porque a maior parte dos produtos é à prova desse líquido.
  • Sabonete: Os tipos faciais (mais suaves) dão uma força para tirar somente as camadas superficiais de maquiagem.
  • Shampoo de bebê: Não é eficiente para uma faxina daquelas profundas, já que sua fórmula também deixa resíduos sobrando na pele. Recomendado para iniciar a higiene dos olhos, por não provocar ardor.
  • Condicionador: Pode ser uma solução para limpar pincéis e esponjas, mas não é adequado para a higienização da pele, ok?
  • Azeite de oliva: Funciona em áreas que recebem itens bem pigmentados e resistentes à água, como olhos. Depois, deve ser bem retirado.

Pincéis sujos

Mais um perigo na hora da maquiagem. Certifique-se sempre de que os pincéis estão limpos. Você pode até fazer a limpeza deles após o uso, mas quando for utilizar novamente, eles podem ter acumulado poeira e bactérias que vão direto para a sua pele.

Guardar maquiagem no banheiro

Esse hábito também é nocivo. A umidade do banheiro facilita a proliferação de fungos, que podem fazer mal à saúde. Seu kit de maquiagem deve ser guardado em uma caixa ou maleta em um armário com entrada de ar, porém seco.

Prazo de validade

Fique atenta à data de vencimento dos produtos que você usa. Do pó compacto ao protetor solar, abra mão daquele “restinho” se ele tiver ultrapassado o prazo de validade.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: