Delícia que faz bem: Veja 10 benefícios do chocolate

Domingo de páscoa e crianças de todas as idades se movimentam pra lá e pra cá por um motivo especial: comer chocolate. Há quem diz que engorda, há quem diz que comer muito dá dor de barriga, dá espinhas… mas, cá pra nós, é uma delícia, não é mesmo?

E não só isso. O consumo moderado de chocolates também nos oferece uma lista de benefícios. Quanto mais cacau na fórmula, melhor ainda. De acordo com estudos recentes, listamos 10 pontos positivos relacionados a comer chocolate. Vamos lá?

1 – Previne o câncer do intestino

Segundo pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, moléculas presentes no cacau podem ajudar a combater o câncer no intestino. As chamadas procianidinas possuem propriedades antioxidantes e protegem as células das degenerações do tumor.

2 – Sensação de bem-estar

Alguns especialistas afirmam que o chocolate é capaz de aumentar a produção de endorfina e dopamina no corpo humano. Tais substâncias estão relacionadas a sensação de bem-estar e, quando aumentadas, são capazes de provocar relaxamento.

3 – Melhora do fluxo arterial

O chocolate amargo auxilia no fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e da obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda ainda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

4 – Auxilia na saúde do coração

Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que o chocolate amargo, rico em cacau, inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial graças às catequinas e procianidinas, que tem função antioxidante.

5 – Auxilia na saúde do cérebro

Chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um AVC, segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Um composto chamado epicatequina protege as células nervosas.

6 – Previne a pré-eclâmpsia

Chocolate durante a gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão) na gravidez. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Yale, Estados Unidos, o consumo regular do chocolate diminui o risco em 40%, graças ao composto teobromina, encontrada principalmente nas versões amargas.

7 – Ataques cardíacos

Testes realizados por pesquisadores da Suécia sugerem que o risco de morte por problemas do coração diminuem em 66% com o consumo de chocolate. Isso porque a iguaria é rica em antioxidantes, que nos protegem do envelhecimento causado por radicais livres.

8 – Alívio a dores

Comer chocolate pode aliviar dores, segundo pesquisa da Universidade de Chicago, Estados Unidos. Os cientistas sugerem que apenas a distração de comer ou beber por prazer atua como um analgésico natural.

9 – Desgaste físico

Leite achocolatado é a melhor bebida para se recuperar de uma atividade física. É o que diz um estudo feito por cientistas da Universidade do Texas, Estados Unidos. Isso graças a quantidade de carboidratos e proteínas provenientes da mistura.

10 – Aliado da beleza

O alto poder hidratante e antioxidante faz do chocolate um item presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros tipos de cosméticos.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: