Vamos falar sobre o câncer de próstata?

Novembro é o mês marcado pela campanha de prevenção ao câncer de próstata. Este tipo de câncer consiste em uma neoplasia (tumor) que se forma na glândula abaixo da bexiga, muito comum em homens.

A próstata masculina produz um fluído seminal que nutre e transporta o esperma. A multiplicação desordenada das células desta glândula é a causa do câncer. Porém, a doença tem estudos epidemiológicos com resultados bastante inconsistentes.

O que se sabe sobre os fatores de risco é que a presença de fertilizantes no cultivo da alimentação, além do consumo de gordura em excesso, a má alimentação e a estadia em áreas muito poluídas podem aumentar as chances de casos da doença.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. É recomendada a realização de exames preventivos frequentes para que a doença não seja diagnosticada em estágio mais avançado. Portanto, homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, caso haja histórico do câncer na família)devem procurar o urologista anualmente para realizar exames.

Exames

Vamos falar sobre o câncer de próstata? Exame PSA

O exame do toque retal é um procedimento rápido que permite indicar se a próstata apresenta algum tipo de  alteração. Quando há o câncer, a glândula fica enrijecida. Na sua fase inicial, o câncer não apresenta sintomas e em grande parte dos casos, a doença se apresenta já em um estágio avançado.

Caso o médico detecte algo a partir do exame do toque, pode solicitar outros exames complementares para confirmar o diagnóstico. Estes exames são o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise.

Sintomas

Na fase inicial, a evolução da neoplasia é silenciosa. Quando há sintomas, 95% dos tumores já se apresentam em fase avançada, o que dificulta a cura. Saiba quais são os sinais que merecem a atenção médica:

  • Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
  • Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
  • Dificuldade de interromper o ato de urinar;
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
  • Necessidade premente de urinar imediatamente;
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
  • Problemas em conseguir ou manter a ereção;
  • Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros);
  • Dor durante a passagem da urina;
  • Dor quando ejacula;
  • Dor nos testículos;
  • Dor lombar, na bacia ou no joelhos;
  • Sangramento pela uretra.

Em uma fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dores nos ossos, sintomas urinários e ainda infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, os homens devem prestar atenção a qualquer alteração no corpo e buscar orientação médica.

Vamos falar sobre o câncer de próstata? Estágios do câncer

Fatores de risco

Hereditariedade: Quando há o histórico familiar de três ou mais parentes de primeiro grau terem sido afetados, quando dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados com a doença antes dos 55 anos ou quando ocorrer em três gerações consecutivas, o risco da doença é de 50%.

Idade: A incidência e o índice de mortalidade crescem na faixa a partir dos 50 anos. Caso haja antecedente familiar da doença, a preocupação com exames deve começar aos 45 anos.

Alimentação: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais auxiliam na prevenção do câncer de próstata e de outras doenças não transmissíveis. Por outro lado, o consumo de alimentos com alto teor de gordura podem contribuir para o aparecimento do tumor.

Vitaminas A, D e E, e alimentos ricos em carotenóides, como o tomate e a cenoura, além de leguminosas, como o feijão, a ervilha e a soja, tem sido associadas a um efeito protetor.

Obesidade: Pessoas com este problema correm mais riscos de desenvolver a neoplasia da próstata, que podem se agravar caso não observem os hábitos de consumo alimentar mencionados acima.

Hábitos de Vida: Consumo excessivo de álcool e tabaco também podem levar ao desenvolvimento do câncer de próstata.

Prevenção

Vamos falar sobre o câncer de próstata? Procure um médico

A importância do diagnóstico precoce é um dos temas abordados pela campanha que envolve todo o mês de novembro. O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, aproveitando a data de 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

O Novembro Azul é em si uma grande campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida aos homens para salientar a importância do diagnóstico e tratamento de doenças masculinas.

Em síntese, o câncer da próstata não pode ser prevenido, mas suas chances de cura aumentam em 90% quando há o diagnóstico em sua fase inicial. Por isso, é fundamental seguir a recomendação dos exames, tanto o de toque retal quanto os de sangue, especialmente o que checa a dosagem do PSA.

Mas há outro grande fator que pode contribuir para reduzir os riscos do câncer: a mudança no estilo de vida. Adquirir bons hábitos alimentares e praticar exercícios no dia a dia podem auxiliar você a ter uma vida melhor. Então, cuide-se!

Plano de saúde

Exames de rotina são bem vindos também. Para tanto, você deve realizar consultas periódicas ao seu médico e procurá-lo assim que notar algo de estranho no seu corpo.

Para o acompanhamento eficaz e a realização rápida de exames, manter um bom plano de saúde é recomendável. Afinal, só com os benefícios do plano você tem o conforto de um atendimento qualificado e uma gama disponível de profissionais de várias especialidades, centros médicos, clínicas de exames e hospitais.

Solicite seu plano de saúde na ab. Corretora e conheça todas as opções de planos, coberturas e rede referenciada. Certamente, este é o melhor caminho para cuidar-se bem!

Utilize um dos canais de comunicação e peça uma cotação aos nossos corretores:

  • Telefone: (31) 3088-6644
  • WhatsApp: (31) 97118-6644
  • E-mail: [email protected]
  • Chat: www.araujobrazseguros.com

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: