Vai trocar de carro? Saiba o que fazer com o seu seguro auto

Trocar de carro é sonho de muitos brasileiros, pelos mais diversos motivos. Seja para ter um carro mais econômico e compacto ou um maior para caber toda a família. Você decidiu pela troca, mas seu seguro está em vigência. O que fazer? Devo cancelar a apólice e fazer outra?

Não! E a solução é bem simples. Basta entrar em contato com o seu corretor de seguros, comunicar a troca do veículo e solicitar o endosso – ou aditamento – do seguro. Esse procedimento é comum em qualquer alteração da apólice, seja por conta da troca do carro, mudança de CEP de pernoite, mudança do local de circulação, alteração no perfil do motorista, inclusão ou exclusão de coberturas, entre outras variáveis.

O que é endosso?

Endosso é o documento no qual as alterações da apólice são realizadas quando necessárias enquanto estiver em vigor. Funciona como um aditivo ao contrato e formaliza as mudanças solicitadas pelo segurado. Esse processo pode alterar também o preço do seguro, seja para mais ou para menos, depende do cálculo feito pela seguradora diante das novas variáveis – de acordo com o modelo do veículo incluído ou cobertura adicionada, etc.

O endosso é calculado com base nas condições e prêmios vigentes à data de alteração do seguro auto. No caso da troca do carro, a seguradora compara as diferenças de preço e de risco entre um veículo e outro. Se o valor do seguro sofrer o reajuste, uma cobrança extra será gerada. Se a diferença for para menos, a seguradora fará a devolução do valor.

Posso perder a cobertura se não fizer o endosso?

Sim. Se houver um sinistro com o carro novo e a apólice não tiver sido atualizada, a seguradora não fará a indenização.

A seguradora não tem nenhuma obrigação de indenizar neste caso, uma vez que a apólice cobre o veículo anterior. Por isso, sempre que trocar seu carro, avise imediatamente o seu corretor sobre esta mudança. Garanta a proteção do seu novo patrimônio contra todos os danos previstos na apólice.

E se o carro for do mesmo modelo?

Sim, também é necessário fazer o endosso. Mesmo que seja de modelo, ano e cor idênticos, o endosso é importante porque são cadastradas novas informações do chassi do veículo, RENAVAM e a placa. São dados únicos e identificadores de cada veículo, registrados pela fábrica e pelos órgãos de trânsito.

Se houver um sinistro e estes dados forem diferentes, a cobertura perde a validade e a seguradora também não fará a indenização.

Você já entendeu o quão importante é realizar o processo do endosso. E é algo simples e rápido de se fazer. Basta contactar o seu corretor de seguros, ele vai te auxiliar na modificação. Fique atento e faça a alteração assim que trocar de veículo para evitar que a sua apólice seja invalidada.

Se você fez o seguro do seu carro com a Araújo Braz Corretora de Seguros, conte com a nossa assessoria para este procedimento. Você pode solicitar o endosso por telefone – (31) 3088-6644, por e-mail – [email protected], ou por WhatsApp – (31) 97118-6644.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: