Site e app ajudam ciclista a proteger sua bike

Pedalar por aí é um hábito saudável, seja por lazer, prática regular ou mesmo para ir ao trabalho. Mas nos dias de hoje, muitas bikes tem sido visadas por ladrões e isso tem representado muita dor de cabeça aos ciclistas.

Para evitar esse transtorno, um site e um aplicativo podem te ajudar a identificar e proteger sua bicicleta. Além deles, é bom contar com a proteção do seguro bike!

Bike roubada

O site Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas reúne estatísticas sobre o roubo de bikes em todo o Brasil. Lançado em 2009, o portal permite que o usuário cadastre a ocorrência de um roubo. O cadastro não exige foto ou número de série da bike, mas é aconselhável guardar a nota fiscal para ajudar a polícia a identificar bikes roubadas.

Site e app ajudam ciclista a proteger sua bike, ciclista

Acesse o site: www.bicicletasroubadas.com.br

A plataforma conta com a funcionalidade de evitar que lojistas e consumidores adquiram bikes roubadas ou seus acessórios. O site também gera um mapeamento de áreas de risco, auxiliando aos ciclistas a evitarem locais de incidência maior de roubos.

O Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas ainda fornece um ranking dos estados e cidades com maior índice de ocorrências. Atualmente, Minas Gerais é o 6º em número de roubos e furtos. Entre as cidades, Belo Horizonte também ocupa a 6ª posição.

Vale destacar que as estatísticas se baseiam nos registros feitos por usuários, e por ser assim, podem não refletir um número real de ocorrências. Isso significa dizer que podem haver muito mais casos de roubo e furto que, por vezes, nem são registradas em boletim de ocorrência.

Bike registrada

Site e app ajudam ciclista a proteger sua bike, Bike Protegida

O ciclista pode contar também com o registro da sua bike usando o aplicativo Bike Registrada. Lançado em 2014, disponibiliza serviços gratuitos e pagos e tem o cadastro via e-mail ou conta no Facebook.

Por meio do app, é possível consultar se uma bike é roubada antes de comprar de segunda mão. Isso porque o Bike Registrada funciona como uma carteira de identidade e permite saber quem é o proprietário da bicicleta.

Acesse o site: www.bikeregistrada.com.br

O app gera um código de barras contendo as informações de registro e os dados de contato do dono da bike. Este recurso permite contactar o proprietário e possibilita a chance de recuperação do bem.

Ações preventivas

Além do site e do app, o ciclista pode também agir de forma preventiva para proteger o seu patrimônio. Aí vão algumas dicas:

  • Ao comprar uma bike, solicite ao vendedor incluir o número do quadro na nota fiscal. Mesmo se já tiver comprado, verifique se é possível tirar uma segunda via da nota com essa informação;
  • Guarde a nota fiscal e o número de série, pois eles serão essenciais na identificação da sua bike caso haja alguma ocorrência;
  • Ao pedalar, evite andar sozinho em locais desertos. Evite também locais estreitos ou com muitas árvores, para evitar sustos de assaltantes que estejam escondidos.
  • Conheça bem o trajeto e tenha em mente um plano para fugir rapidamente caso perceba algo de errado.
  • Fique atento a locais onde há cabines de polícia. Caso você precise, pode alterar sua rota e ir em direção a uma para se proteger.
  • Trave sua bicicleta pelo quadro e em um local seguro. Mesmo que esteja trancada, ainda haverá o risco de furto de algum acessório, mas você pode evitar perder todo o equipamento.

Veja 25 dicas para pedalar com segurança no post sobre o Seguro Bike

Veja quais são os benefícios de ir trabalhar de bicicleta

Protector Bike

O ciclista ainda pode contratar o seguro para seu equipamento e aumentar ainda mais a sua proteção. A ab. Corretora oferece o seguro para a sua bicicleta e você pode fazer a contratação 100% online. Basta acessar www.araujobrazseguros.com/bike e seguir os passos do cadastro.

Contrate online seguro bike

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: