Você sabe o que é o seguro de Responsabilidade Civil?

Mesmo sem saber o que significa, este conceito está presente em nosso dia a dia e não deve ser ignorado. Para entender melhor, imagine quando nos envolvemos em um acidente de carro, causando dano a terceiros. Se tivermos um seguro do veículo, a cobertura para danos causados à terceiros pode ser acionada imediatamente. Esse é um tipo de seguro de Responsabilidade Civil. Mas não é apenas o seguro do carro que oferece essa modalidade, sabia?

O seguro de Responsabilidade Civil tem por finalidade garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros. Seu principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas. Ele pode ser contratado tanto individualmente quanto como uma cobertura adicional para outros tipos de seguro, como o Seguro Residencial, por exemplo.

Seguro Residencial

No caso do Seguro Residencial, é possível contratar adicionalmente os seguros de Responsabilidade Civil: Familiar, Danos Morais, Prática de Esportes e Empregados Domésticos. Destacamos que no caso da contratação destes seguros complementares, não apenas o seu imóvel e pertences estarão protegidos, mas toda a sua família. Então vamos entender melhor como isso funciona?

Outros exemplos reais que podem acontecer em nosso dia a dia:

Responsabilidade Civil Familiar

Em um momento de distração (que acontece com mais frequência do que gostaríamos) seu cão ataca um vizinho. Ao se responsabilizar pelo tratamento dos ferimentos infringidos pelo seu animal, você terá direito ao reembolso de todas as despesas médicas, hospitalares e com medicamentos.

Responsabilidade Civil Danos Morais

Em um minuto de desatenção, uma criança que estava sob a sua supervisão (um amiguinho do seu filho, por exemplo) cai dentro da piscina e quase se afoga. A família da criança pode entrar na Justiça com um processo por danos morais, especialmente se este infeliz acidente deixar sequelas. Neste caso, o seguro cobrirá todas as despesas financeiras.

Responsabilidade Civil Prática de Esportes

Se por acaso você ou alguém da da família que more na sua residência lesionar outra pessoa ou causar danos materiais a terceiros durante a prática de alguma atividade esportiva, relacionada nas condições gerais contratadas, este seguro pode ser acionado. Ao se responsabilizar pelo tratamento e/ou reparo, o segurado terá direito ao reembolso de todas as despesas.

Responsabilidade Civil Empregados Domésticos

É o seguro que garante indenização para empregado doméstico ou babá em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente sofrido pelos pelos empregados no desempenho de suas funções.

Responsabilidade Civil médico

É o seguro para ações judiciais de pacientes (ou seus herdeiros ou representantes) pleiteando indenização por danos materiais, estéticos, corporais e morais, decorrentes de alegados ‘erros médicos’ praticados pelo segurado ou profissionais sob sua responsabilidade. O segurado é o contratante do seguro, com habilitação reconhecida pelos respectivos conselhos competentes.

Responsabilidade Civil profissional

É o seguro que ampara empresas e profissionais liberais ou autônomos frente às responsabilidades, a elas cada vez mais atribuídas, por danos corporais ou materiais causados a terceiros nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço. É destinado aos mais  diversos segmentos, tais como:  alimentício, moveleiro, têxtil, hoteleiro, de telecomunicações, de restaurantes e bares, de geração de energia, entre outros.

A importância de ter um seguro para sua casa

Uma série de imprevistos podem acontecer a todo e qualquer momento, com você ou com os membros de sua família. Não é possível prever as intempéries climáticas; falhas na produção ou instalação de equipamentos que podem gerar danos elétricos, eletrônicos e curtos-circuitos; acidentes; roubos e furtos. Mas isso não quer dizer que não podemos estar preparados para as imprevisibilidades!

Contratar um seguro garante mais do que a segurança financeira

Assegura que todos aqueles que são importantes para nós, bem como tudo aquilo que conquistamos com muito trabalho e dedicação, estejam protegidos nos mais diversos cenários.

Além disso, é importante estarmos sempre preparados para prestar a assistência adequada àqueles que sofreram danos corporais e/ou materiais advindos do nosso envolvimento em determinadas situações. Infelizmente, nunca poderemos saber se um acidente ou processo judicial coincidirá com um momento de instabilidade financeira familiar.

Proteção ao patrimônio

Deu para perceber que um seguro evita muitas dores de cabeça e no seu bolso, não é mesmo? Ao optar pelo Seguro Residencial com as coberturas adicionais de Responsabilidade Civil, por exemplo, você e toda a sua família garantem uma vida tranquila e evitam impactos em seu patrimônio. Com isso, sobrará mais tempo e dinheiro para investir em outras coisas e atividades, como em um curso de especialização, num carro novo ou naquela tão sonhada viagem de férias.

Lembrando que também é possível contratar individualmente um seguro de Responsabilidade Civil, evitando assim qualquer dificuldade financeira para arcar com os eventuais custos decorrentes de danos não intencionais causados a terceiros.

Fale com o corretor da Araújo Braz Corretora de Seguros e solicite mais orientações sobre como incluir esta cobertura em sua apólice. Procure saber sobre os tipos de seguros e coberturas adicionais mais se adequam às suas necessidades e de sua família.

Fonte: Sompo Seguros

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: