Seguro empresarial multirriscos ou riscos diversos?

Todo empreendedor se preocupa com os riscos de sua operação. E para protegê-la, o seguro empresarial pode oferecer cobertura para os bens e para toda a empresa. Mas afinal, qual é a melhor escolha: apólice multirriscos ou riscos diversos?

Saiba a diferença entre as opções disponíveis no mercado antes de escolher a que melhor garante seu negócio!

Seguro multirriscos

Seguro empresarial multirriscos ou riscos diversos?, máquinas

O seguro multirriscos empresarial, também conhecido como seguro compreensivo, tem o objetivo de proteger o patrimônio da empresa. Em uma só apólice, é possível proteger o empreendimento de diversos riscos que podem representar ameaça, com coberturas específicas para empresas de pequeno, médio e grande portes.

Esse tipo de seguro tem a mesma essência do seguro contra incêndio tradicional. A cobertura básica protege e indeniza o segurado por danos causados por incêndio, queda de raio e explosões. É comum no mercado a contratação de uma cobertura facultativa adicional à cobertura básica. Geralmente esse seguro também conta com cobertura de Responsabilidade Civil.

Seguro riscos diversos

Seguro empresarial multirriscos ou riscos diversos?, operação

Já o seguro de riscos diversos é uma modalidade criada para cobrir possíveis perdas ou danos decorrentes de acidentes de causa externa. Visa atender às necessidades específicas de cobertura não encontradas nas demais opções do mercado.

Também podem ser contratados de acordo com o porte da empresa. Protege e indeniza o segurado em casos de perdas ou danos materiais causados aos bens descritos no contrato.

Quais riscos minha empresa corre?

É preciso saber em quais situações a sua empresa está exposta a riscos, e quais são esses riscos. Basicamente, há quatro classes de risco que vamos frisar: Equipamentos, Engenharia, Meio Ambiente e Responsabilidade Civil.

Equipamentos

Toda empresa tem seu maquinário e este é fruto de investimento e pesquisa de mercado. Sem as máquinas, não haverá produção em escala e, portanto, não haverá meio da empresa exercer seu trabalho.

Dessa forma, podemos elencar todos os tipos de equipamentos, desde os menores – como eletrônicos portáteis utilizados para as demandas específicas, como os mais robustos, destinados a produção em massa de produtos finais. Aí vai da câmera fotográfica profissional do jornalista até a máquina de embalar que dá fim ao processamento de um alimento industrializado.

A apólice de seguro deve cobrir os equipamentos de trabalho e evitar que o processo da empresa sofra em função de eventual dano ou subtração, seja de peças ou da máquina toda. A proteção deve englobar queda acidental, alagamentos, danos elétricos, roubo ou furto qualificado, tumultos, operações próximas de água, equipamentos acoplados à veículos, perdas, aluguel, responsabilidade civil e despesas fixas.

O servidor de arquivos da sua empresa, por exemplo, tem seguro? Pense nisso desde já!

Engenharia

Seguro empresarial multirriscos ou riscos diversos?, obra

Riscos relacionados à engenharia são aqueles que podem afetar suas instalações ou obras. Elas podem ser roubo ou furto qualificado, sabotagens, erros de execução, incêndio e ainda situações de origem climática e prejuízos causados a terceiros.

O seguro, neste caso, é feito para proteger a propriedade e a sua estrutura. A cobertura à acidentes com pessoas feridas e responsabilidade civil pode ser contratada de forma adicional. Muitos empresários ou empreiteiros optam pela modalidade “todos os riscos”, mais abrangente em relação às proteções.

Há medidas de segurança que podem ser adotadas para diminuir os custos com o seguro, como a prevenção de incêndios e acidentes, planejamento de emergências, regulamentação sobre o uso de fogo e solda, regulamentação sobre o fumo, manutenções preventivas e treinamento de pessoal para casos de emergência.

O segurado pode optar por receber o valor em dinheiro ou pela reposição do bem danificado, conforme as opções previstas na sua apólice.

Riscos ambientais

A operação da sua empresa pode impactar o meio ambiente. Apesar de ser uma verdade, o risco ambiental é pouco lembrado na hora de escolher uma apólice de seguro.

Danos ambientais podem ser causados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de provocar sérios prejuízos aos recursos naturais e afetar a saúde e a sobrevivência local de homens e animais no entorno local.

Riscos eminentes como ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas mais altas, radiações, resíduos e até explosões ou incêndios. Alguns ramos de atividade, como a siderurgia ou a petroquímica, são mais propensos ao impacto ambiental do que outros, mas vale lembrar que o simples descarte do papel como lixo já é o suficiente para a ocorrência de algum infortúnio.

No Brasil, esse seguro não é obrigatório, pois o próprio governo crê não ser possível delimitar as situações que são potenciais causadoras de sinistros ambientais. Já no mercado internacional, há uma preocupação crescente das empresas em adquirirem apólices que cubram esse tipo de situação.

A cobertura do seguro de risco ambiental pode abranger a limpeza do local afetado, danos corporais, danos materiais, limpeza em locais de terceiros afetados e ainda prejuízos causados pela interrupção das atividades.

Responsabilidade Civil

Seguro empresarial multirriscos ou riscos diversos?, responsabilidade civil

Em todos os casos existe o risco de Responsabilidade Civil. Além do dano em si, processos que envolvam circulação e concentração de pessoas, com os mais diversos fins, podem acarretar em danos físicos, morais e materiais a terceiros.

Empresários e empreendedores também podem ser responsabilizados na esfera civil por esses danos. Por isso, é importante incluir na apólice este tipo de cobertura.

Esteja assegurado!

Fique atento a todos os processos da sua empresa e mapeie os riscos em cada setor de atividade. Avalie a contratação do seguro de forma cautelosa, fazendo-o abranger ao máximo as possíveis ocorrências no universo do seu negócio.

Conte com a assistência da ab. Corretora para construir o mapa de riscos do seu empreendimento. Quer falar sobre o assunto com um especialista? Ligue e peça a assessoria dos nossos corretores: (31) 3088-6644 (fixo) ou (31) 97118-6644 (móvel/WhatsApp).

#aoseuladosempre

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: