Seguro Auto ou Proteção Veicular?

Contratar uma cobertura para o seu veículo é algo que costuma gerar muitas dúvidas. O mercado de seguros automotivos está aquecido no Brasil, graças ao aumento nas vendas de automóveis. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem quais as diferenças entre o Seguro Auto e a Proteção Veicular.

Antes de seguir, é importante esclarecer que Proteção Veicular não é Seguro, e Associação não é Seguradora. Por este motivo, é imprescindível que você saiba como uma e outra funcionam, para evitar que o serviço contratado se torne uma “dor de cabeça” no fim das contas.

Diferença entre seguro e proteção

Você está feliz por adquirir um veículo, seja carro ou moto, novo ou seminovo. Sabe que terá pela frente gastos com manutenção, combustíveis e IPVA. E já logo pensa em proteger o bem. Daí, a escolha entre contratar uma seguradora ou juntar-se a uma associação.

Para te ajudar a tomar uma decisão acertada, aí vai:

Seguradora

Seguro Auto ou Proteção Veicular?, Valor

É a empresa privada de sociedade anônima que assume a responsabilidade dos riscos dos veículos. A prestação dos seus serviços ocorrem mediante ao pagamento do prêmio, que varia de acordo com o veículo e o perfil do condutor.

O serviço passa a valer a partir da vistoria do veículo e emissão da apólice, que é o documento no qual constam todas as condições e coberturas. O contrato do seguro deve sempre ser intermediado por um corretor de seguros credenciado junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Associação

Por definição, associação ou cooperativa é uma organização composta por membros para desempenhar, em benefício comum, a cobertura de despesas a partir do rateio dos custos entre os associados.

Assim, a contribuição mensal tem o objetivo de arcar com os riscos dos veículos dos associados. O valor da mensalidade é baseado nos gastos com incidentes sofridos pelos integrantes do grupo.

Para aderir à proteção, basta informar o valor do bem e pagar uma taxa de adesão. Para que não haja tantas ocorrências de sinistros, as associações ou cooperativas fornecem rastreadores e bloqueadores automotivos via satélite, com preço incluso na mensalidade.

Regulamentação zero

As associações não são regulamentadas e nem fiscalizadas pela SUSEP. Cabe à Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) fiscalizar tais associações. amparadas apenas no direito de formar cooperativas previsto no artigo 5º da Constituição Brasileira.

Ou seja, não há uma regulamentação específica para as associações, e sendo assim, as regras das cooperativas são determinadas por seus próprios integrantes.

Seguro só com o corretor

Proteção veicular não é um seguro. Apesar de oferecer benefícios semelhantes, as coberturas das associações são mais restritas e podem variar muito em função das regras próprias.

As seguradoras são companhias que estão sujeitas a leis específicas e rigorosas, fiscalizadas pela SUSEP e pelo Ministério da Fazenda. Dessa forma, é possível oferecer serviços constantes e com alto grau de respaldo e confiabilidade.

As seguradoras dispõem de estrutura sólida para prestar mais benefícios aos seus segurados. Os serviços assistenciais são extensivos para situações nas quais o segurado pode precisar além do próprio seguro do carro, desde chaveiro e guincho até reparos residenciais.

Se você quer uma proteção de verdade para o seu veículo, consulte o corretor da ab. e solicite uma cotação.

Compare!

Seguro Auto ou Proteção Veicular? Segurada

Ao fazer as cotações de seguro ou proteção, pense na relação custo-benefício de ambas antes de decidir. Em alguns casos, por uma pequena quantia a mais, vale a pena contratar um Seguro Auto no qual o segurado terá muito mais benefícios. Avalie você mesmo!

SEGURADORA X ASSOCIAÇÃO
SEGURADORA ASSOCIAÇÃO
REGULAMENTAÇÃO SUSEP Não há
PRAZO DE INDENIZAÇÃO 30 dias 90 dias
VALOR INDENIZADO 100% Tabela Fipe * 80% Tabela Fipe **
COBERTURA Coberturas diversas Pacote fechado, restritivo
CUSTO-BENEFÍCIO Maior Menor
REPOSIÇÃO DE PEÇAS Somente originais Não há regras

* Em algumas companhias o valor indenizado pode chegar a 110% da Tabela Fipe, pago de acordo com o valor do dia do sinistro.

** As associações utilizam a Tabela Fipe atualizada para o dia do pagamento, ou seja, além do valor indenizado ser menor, também ocorre a desvalorização do veículo. 

Fale com a corretora de sua confiança

A ab. Corretora oferece seguros das principais companhias do país. Conte conosco para as melhores cotações e coberturas para o seu veículo e rode por aí seguro e tranquilo! #aoseuladosempre

Faça o seguro do seu carro na ab. Corretora.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: