Saiba os riscos do sedentarismo para sua vida

O sedentarismo já se tornou o quarto maior fator responsável pelo risco de morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de atividades físicas só perde para o tabaco, hipertensão e diabetes, segundo sugere o órgão internacional.

Várias doenças são atribuídas ao sedentarismo, como o surgimento de tumores e o próprio diabetes, além de doenças cardíacas, hérnia de disco, dores na coluna e a obesidade, já em níveis alarmantes.

Existem vários fatores que contribuem para o aumento nos números de sedentários em todos os países, desde hábitos como o uso de videogames até a má alimentação dos fast foods e produtos ultraprocessados. Fatores que alertam para outra grande preocupação: A população mais jovem está cada vez mais sedentária, sobretudo as crianças.

Deixar a pratica de atividade física pode trazer prejuízos à saúde como um todo. Ortopedistas alertam quanto ao aumento na propensão de problemas nas articulações e agravamentos que podem levar até a dores permanentes nas costas.

Saiba os riscos do sedentarismo para sua vida, Mexa-se

Ou seja: ficar parado não é uma boa! Veja quais são os riscos mais comuns do sedentarismo para a sua saúde:

1 – Obesidade

Mesmo aqueles considerados magros. O sedentarismo pode levar a um quadro de obesidade, mais cedo ou mais tarde. Mas isso não é uma regra. Ocorre que a falta de exercícios físicos prejudica também o metabolismo.

2 – Colesterol alto

O colesterol ruim é aquele no qual placas de gordura podem obstruir vasos sanguíneos e prejudicar a circulação sanguínea, além de provocar doenças graves. Bastam 30 minutos de exercícios diários para você desenvolver o HDL, que é o colesterol bom, além de elevar os níveis do triglicérides.

3 – Diabetes

Exercícios aeróbicos proporcionam melhora na sensibilidade à insulina, reduzindo o risco da diabetes. A reeducação alimentar também é aliada no combate a esse mal, pois a diabetes se dá quando o pâncreas não produz níveis de insulina suficientes ou quando o corpo não consegue aproveitar de maneira eficaz a insulina no metabolismo.

4 – Pressão alta

Saiba os riscos do sedentarismo para sua vida, pressão arterial

Ficar parado não é uma boa para o coração. O sedentarismo pode levar a um quadro de hipertensão e desencadear outros males, como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias, aneurismas, perda de visão, insuficiência renal, derrames, micro infartos cerebrais, arteriosclerose e até a morte súbita.

5 – Osteoporose

A falta de exercícios acelera a perda de massa óssea. Exercícios regulares estimulam o fortalecimento muscular e resultam em um fortalecimento ósseo, tornando-os mais densos. A falta de cálcio e de Vitamina D são outros fatores que levam ao enfraquecimento dos ossos.

Leia também: Você respira bem? 9 dicas valiosas para exercitar sua respiração

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: