Saiba como mudanças no tempo podem afetar a sua saúde

Mudanças rápidas no clima e na temperatura podem ser prejudiciais à nossa saúde. Imagine-se em um dia quente, e à tardezinha fecha o tempo e cai uma chuva com bastante vento frio?

Alterações como esta são causadas por frentes frias e massas de ar polar, sobretudo do Centro-Oeste ao Sul do Brasil, áreas mais temperadas. Nesses locais, ocorre grande variação de temperatura durante o dia, o que conhecemos como amplitude térmica.

Efeitos na saúde

Rápidas variações das condições do tempo podem causar resfriados, crises alérgicas, espirros e gripes. Pessoas que sofrem de asma, rinite ou bronquite tem seus sintomas mais agravados quando expostos a essa variação climática. Crianças pequenas e idosos são os grupos com maior chance de apresentar alguma dessas reações.

Outro efeito causado pela amplitude térmica é a queda da imunidade, que favorece o aparecimento de diversas complicações, como sinusite, gripes, resfriados, pneumonia e até mesmo herpes. Casos de depressão e insônia também podem ocorrer, uma vez que o tempo mais frio provoca queda nos níveis de serotonina e melatonina, responsáveis por regular nosso sono e humor.

Choque térmico

Mudanças muito bruscas no tempo causam ainda o choque térmico, prejudicial em duas situações:

Do frio para o calor: Quando o tempo esquenta, a pressão arterial cai, podendo provocar sensação de moleza ou fraqueza.

Do calor para o frio: Quando esfria, a pressão sobe. Em hipertensos, aumenta o risco de ter um AVC.

Pequenos cuidados

Essas condições do tempo favorecem a ocorrência de doenças respiratórias que afetam nosso organismo e a nossa produtividade. Portanto, alguns cuidados podem ajudar na prevenção:

  1. Hidrate-se bem
  2. Mantenha uma alimentação saudável
  3. Deixe a casa bem ventilada
  4. Utilize vestuário condizente com a temperatura
  5. Fique de olho na previsão do tempo.
  6. Mantenha um plano de saúde para lhe atender em emergências

Prevenir é uma atitude mais segura. Mas ainda assim, corremos o risco de adoecer com a mudança do tempo. O seu plano de saúde pode lhe proporcionar atendimento rápido na rede conveniada caso tenha algum sintoma ocorrido pelo mau tempo. É uma segurança maior e um conforto poder contar com uma assistência preparada para todo o tipo de caso.

Faça consultas regulares aos médicos especialistas, como o otorrino. Procure orientação médica para obter a receita necessária em casos de uso de medicação ou vitaminas. Manter o bom funcionamento do sistema imunológico é essencial para esses momentos. Cuide bem da sua saúde!

A Araújo Braz Corretora de Seguros oferece planos de 11 operadoras de saúde. Conte com especialistas no assunto e faça a cotação do plano para você e sua família ou empresa. Prestamos toda a assessoria necessária na contratação do plano de sua escolha.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: