Revise o sistema de freios e suspensão do seu carro

Dois itens fundamentais no seu veículo, os freios e a suspensão também exigem revisões periódicas, para garantir a sua segurança e o bom funcionamento dos componentes. O uso diário do carro em vias mal conservadas podem ocasionar problemas mecânicos por desgaste ou desalinhamento das peças.

A manutenção preventiva de todos os sistemas do carro deve ser feita com regularidade. Já vimos dicas sobre as revisões periódicas no post “Por que fazer a revisão do veículo é importante?“. Todos os sistemas do seu automóvel devem ser avaliados, especialmente os de segurança. Freios e suspensão representam itens vitais e fundamentais para a condução.

Freios

O sistema de freios é projetado para que tenha o maior rendimento com o mínimo de manutenção. O uso contínuo e intenso pode resultar em um desgaste natural, provocando o surgimento de problemas de segurança para os passageiros.

Esse sistema é composto por várias peças, como discos, pastilhas, servo freio, lonas, cilindros mestre e de rodas, sapata e pinça. Qualquer um destes componentes que apresentar desgaste ou ranhuras deve ser imediatamente trocado.

Também é fundamental verificar se há algum vazamento e se o nível do fluído de freio está adequado, além de sempre optar por um fluído realmente adequado, para não afetar a eficiência da frenagem.

Lembre-se: o freio é um dos maiores aliados para evitar acidentes no trânsito e na estrada, por isso, é fundamental que ele esteja em ótimas condições.

Suspensão

Ao passar para a suspensão, comece pelo alinhamento e balanceamento das rodas, partes que podem sinalizar problemas por meio de vibrações no volante. Irregularidades e buracos nas vias tendem a deslocar os pontos de fixação corretos do sistema. A fixação é realizada por parafusos ajustáveis, por isso é importante se fazer a regulagem com frequência. Essa manutenção se chama geometria da suspensão, e deixa novamente as quatro rodas centralizadas.

Além disso, um dos mais importantes componentes do sistema de suspensão é o amortecedor, que tem o papel de garantir a estabilidade do veículo. Seu desgaste pode causar aumento da distância de frenagem, sensação de oscilação no veículo, desgaste acelerado de pneus, vazamento de fluídos, aquaplanagem em solo alagado e tendência de que o veículo vá muito para fora na hora de fazer curvas.

É recomendado fazer a revisão preventiva a cada 7 mil quilômetros, ou de acordo com as orientações de cada fabricante. No caso de alguma viagem, realize a revisão mesmo que esteja longe do prazo, para garantir ida e volta tranquilas e seguras na estrada.

Revisar também é proteção

Prevenir situações de risco é uma forma de estar seguro, tanto quanto contratar uma apólice de uma seguradora para o seu automóvel. Para esta última, a Araújo Braz Corretora de Seguros representa 38 seguradoras com as mais variadas opções de cobertura. Estamos à disposição e prestamos toda a assessoria necessária para a contratação daquela que será a melhor opção, seja para o seu carro ou para a frota da sua empresa.

Texto do blog com informações do Blog Caçula Pneus

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: