Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Os dentes dos bebês começam a nascer por volta do sexto mês de idade. É importante cuidar da higiene bucal logo no nascimento, para evitar a cáries provocadas por leite, comum em bebês que mamam a noite e dormem sem o devido cuidado.

Mesmo antes de ter os dentes, deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze umedecida com água filtrada. O procedimento deve ser feito no mínimo duas vezes ao dia e quando o bebê for dormir.

Também pode ser utilizada uma dedeira apropriada como a mostrada na imagem, porém somente com recomendação médica. A limpeza da gengiva é uma maneira de habituar a criança ao cuidado bucal.

Os primeiros dentes do bebê costumam nascer na frente, na parte inferior. Quando os dentes estão nascendo, a gengiva fica bastante sensível. O cuidado diário diminui o risco de infecções na região.

Cuidados com os dentes antes do primeiro ano de idade

Após eles nascerem, faça a transição do lencinho úmido para a escovação. Utilize uma escova com cerdas macias e cabeça pequena, para facilitar o alcance em todas as partes da boca. Use um creme dental suave, com pouco flúor, e faça movimentos leves.

O flúor, em pequena quantidade, é benéfico ao desenvolvimento dos dentes do bebê. A substância ajuda a prevenir cáries e fortalece o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes a ácidos e bactérias presentes na boca.

Cuidados após o primeiro ano de idade

A partir de 1 ano de idade, deve-se escovar os dentes do bebê com uma escova própria e creme dental próprio para bebês. Utilize uma quantidade pequena do creme e escove na frente e atrás, com movimentos leves para não machucar as gengivas.

Treine a criança para escovar os dentes sozinhos. Quando elas forem capazes de realiza-lo, deixe que ela termine o processo, mas faça uma segunda escovação para garantir que ficaram bem limpos.

A escova de dente do bebê deve ser trocada a cada 2 ou 3 meses, ou mesmo quando as cerdas se desgastarem, para evitar que machuque as gengivas.

Quando começar a levar a criança ao dentista?

Muitos profissionais recomendam que a primeira consulta seja logo após o surgimento dos primeiros dentes. O profissional vai avaliar a periodicidade das consultas de acordo com o nível de risco cáries seu filho tiver. Uma boa ideia é levar a criança quando você tiver uma consulta, para que ele se habitue com o ambiente do consultório.

Use o plano odontológico e facilite o acompanhamento da criança no seu desenvolvimento dentário. Faça um plano para toda a família e aproveite os benefícios e os cuidados com a saúde bucal, que é imprescindível para uma vida saudável.

A Araújo Braz Corretora de Seguros oferece planos das principais operadoras de saúde do Brasil. Peça uma cotação e contrate o plano de sua escolha.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: