Qual é a origem do Dia dos Pais?

Você sabe a origem do Dia dos Pais? Assim como o Dia das Mães, esta data teve origem para homenagear um pai, um veterano de guerra norte-americano que criou sozinho seus filhos. Mas no Brasil, a data foi sugerida por um publicitário e só começou a ser comemorada a partir de 1953.

A origem nos Estados Unidos

No ano de 1909, Sonora Louise Smart Dodd resolveu prestar uma homenagem ao seu pai, o veterano  William Jackson Smart, após ouvir o sermão do dia das mães de Anna Jarvis. Sonora levou ao pastor de sua igreja a ideia de celebrar os pais em complemento da celebração das mães.

A primeira data escolhida foi exatamente a do aniversário de William, e assim o primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910. Anos mais tarde, Smart retomava as celebrações após longo um período de estudos fora de sua cidade natal, Spokane, Washington.

Qual é a origem do Dia dos Pais? Companheiro

Na década de 1930, ela teve a ajuda de grupos locais, do Conselho de Pais de Nova Iorque e de comerciantes. A ideia virou projeto de lei, e anos mais tarde tornou-se feriado nacional. Os americanos resistiram à ideia da data por muitos anos, até que em 1957 foi redigida pelo Senado uma proposta para oficializar a homenagem.

Mas somente em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson emitiu a primeira proclamação presidencial, designando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Seis anos depois, Richard Nixon assinou a lei em 1972, tornando a data permanente.

A origem da data no Brasil

O Dia dos Pais no Brasil foi comemorado pela primeira vez em 1953, em 16 de agosto. A ideia da data no país veio do publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo e da rádio de mesmo nome à época. Sylvio vislumbrou a data vínculada ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, comemorado no mesmo dia segundo o calendário litúrgico da Igreja Católica.

A população brasileira em sua maioria, naquele tempo, era constituída de católicos. Mas a data pensada tinha também um conceito comercial e, anos mais tarde, foi estabelecida para o segundo domingo do mês de agosto por motivos comerciais, como é celebrado nos dias de hoje.

A data em outros países

Qual é a origem do Dia dos Pais? Carinho

Na Europa católica, a comemoração é realizada no dia 19 de março – Dia de São José – desde a Idade Média. Espanhóis e portugueses tentaram instituir a data na América Latina, mas muitos países adotaram a data norte-americana. O Dia de São José é referido pelos católicos europeus como o dia do paternal “Nutridor do Senhor”.

Na Alemanha, é celebrado o “Vatertang”, ou o dia da Ascensão, que é a quinta-feira quarenta dias após a Páscoa. É uma celebração diferenciada, onde não somente os pais, mas os homens são homenageados em um feriado nacional.

Na Rússia, ao invés de celebrar o Dia dos Pais, é comemorado o Dia do Defensor da Pátria, também conhecido como o Dia dos Homens. Quer saber mais sobre a data ao redor do mundo? No artigo do Wikipedia você encontra estas e outras curiosidades.

Para proteger toda a família

A ab. Corretora trabalha com seguros e planos de saúde que oferecem cobertura para toda a família e acesso a rede de atendimento ampla e qualificada. Vai fazer o seguro do seu veículo? Ou o plano de saúde para todos? Faça a cotação conosco! www.araujobrazseguros.com

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: