Por que fazer a revisão do veículo é importante?

Fazer a revisão do seu carro é essencial para rodar tranquilo e não sofrer imprevistos, seja na cidade ou na estrada. Checar o veículo pode prevenir problemas mecânicos e evitar transtornos maiores. Você não quer estragar sua viagem de férias por causa de uma falha que poderia ter sido evitada, não é mesmo?

É importante levar o automóvel a uma oficina e conferir vários componentes. Saiba quais são e de quanto em quanto tempo revisar o carro, entre outros detalhes. Mas antes, lembre-se de que alguns procedimentos devem ser feitos pelo próprio motorista todos os dias, para garantir o bom funcionamento do veículo.

Calibragem dos pneus

A calibragem correta dos pneus é essencial para a manutenção do carro como um todo, além de permitir economia de combustível. Veja com detalhes no post Manter a calibragem dos pneus aumenta a segurança do carro.

Verificação do nível de óleo do motor

Carros com pouca lubrificação ou excesso no reservatório (cárter) podem ter problemas graves. Verificar o nível de óleo é um processo simples e rápido, porém gera muita dúvida. O nível correto é ficar entre as marcações de mínimo e máximo.

O nível abaixo prejudica a lubrificação e limpeza do motor. Acima, aumenta a pressão no cárter e pode provocar vazamentos, sujar as velas ou estragar o catalizador do sistema de descarga.

Testes de faróis e luzes

Também fazem parte dos cuidados básicos a verificação dos faróis, setas, luzes de ré e de freio. Estes itens são primordiais quando o assunto é a segurança na direção. Além de garantir visibilidade do condutor em ruas e rodovias, permitem a comunicação entre os motoristas.

Alinhamento e balanceamento

Se o seu carro está vibrando muito ou puxando para um lado, pode ser a hora de fazer o alinhamento e balanceamento das rodas e pneus. Rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas proporcionam aumento no desgaste.

O alinhamento reajusta o ângulo dos pneus em relação ao volante, para que todas as rodas fiquem paralelas entre si. Balanceamento é a correção do equilíbrio entre as rodas os pneus. O carro “desbalanceado” está com alguma roda carregando mais peso do que as outras. Balancear é, basicamente, redistribuir corretamente o peso do carro entre as rodas.

Além do básico

Este check-up básico nos dá uma segurança mínima para rodar. Porém, vários outros itens devem ser revistos periodicamente em uma oficina de confiança.

O automóvel é um meio de transporte que está exposto a vários agentes, desde o desgaste das peças até o clima e as condições das vias.

Daí a importância da revisão, uma vez que o veículo é projetado e testado pelas montadoras em vários exames práticos para apurar a resistência de cada componente. O objetivo é evitar situações como a parada total no meio da rua ou mesmo a quebra de uma peça.

Quando devo fazer a revisão?

O recomendável é que a revisão seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, dependendo da rodagem do veículo. O prazo exato consta no manual do proprietário do veículo, que pode variar de acordo com o modelo em questão.

Quem compra um carro novo deve saber quanto às revisões obrigatórias, condição para que não se perca a garantia de fábrica. Checar o seu carro é o meio de antecipar eventuais problemas nos diferentes sistemas e deixá-lo em ótimas condições de uso.

Mesmo o carro que não roda muito deve passar por revisões, visto que itens como o óleo do motor possuem prazo de validade. Já nos casos de uso extremo, como frotas ou carros que enfrentam estradas de terra, as idas à oficina podem ocorrer antes dos seis meses. Cabe ao motorista estar atento a todos os sinais de desgaste.

Quais itens devem ser verificados?

Quando a revisão é feita na concessionária, há um checklist de procedimentos padronizados pelas montadoras. De modo geral, a revisão contempla todos os sistemas do carro: motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, fios e cabos elétricos, bateria, pneus, ar-condicionado, dentre outros.

Por que devo fazer a revisão do carro antes de viajar?

Se o veículo é revisado constantemente, pode encarar uma viagem. Porém, antes de sair por aí, checar o carro pode evitar problemas e dores de cabeça durante percursos longos.

Lembre-se de levar o carro para a revisão com antecedência, pois alguns processos podem ser demorados, como até mesmo a espera de uma peça de reposição.

Quanto devo gastar com as revisões?

A princípio, manter as revisões do carro em dia pode parecer caro, mas pense nisso como um investimento. É muito melhor ter o veículo em dia para proporcionar a segurança da sua família. Portanto, considere reservar uma quantia mensal para que a revisão não pese no orçamento.

Seguro auto

Ainda assim, fazer revisões periódicas não elimina todos os riscos. Estamos sujeitos a imprevistos, e uma pequena ocorrência pode causar danos que o impeçam de seguir a viagem, como por exemplo, furar dois pneus. Em casos assim, sempre é bom contar com a assistência 24 horas do seu seguro auto.

Quer rodar seguro? Conte com a corretora que está #aoseuladosempre. Faça a cotação do seguro para o seu automóvel com a Araújo Braz Corretora de Seguros. E fique atento às revisões, pois elas são uma maneira preventiva de rodar com segurança, confiança e tranquilidade.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: