Por que o corpo precisa de Vitamina D?

Saúde do coração, saúde óssea, prevenção da diabetes, sistema imunológico… Por que o corpo precisa de Vitamina D? Os benefícios desse nutriente no organismo são essenciais para diversos processos e manter o bom nível da vitamina nos ajuda a ter uma vida mais saudável.

Vou tomar banho de sol!

Por que o corpo precisa de Vitamina D? Sol

O seu exame de sangue acusou deficiência de Vitamina D e você logo pensou em incluir na sua rotina um banho de sol. É uma boa opção sim, desde que seja antes das 9h da manhã, para essa atividade o limite do horário é suficiente.

Porém, esse procedimento não garante em nada a melhoria dos níveis de Vitamina D no corpo. O que deve ser feito é a adoção de um cardápio com fontes ricas do nutriente. Cerca de 80% da Vitamina D que o nosso corpo precisa vem dos alimentos.

Então, partiu sol? Ok, desde que seja feito de forma adequada (com proteção solar e tal). Mas a prioridade é garantir uma alimentação equilibrada, para manter os níveis da Vitamina D e de outros nutrientes essenciais.

Por que precisamos da Vitamina D?

Por que o corpo precisa de Vitamina D? Ossos

Essa substância é vital para a saúde dos nossos ossos. Crianças com deficiência em Vitamina D podem sofrer de raquitismo.

A Vitamina D ajuda o intestino a absorver o cálcio. Nos ossos, estimula os osteoclastos – células ósseas novas – a se duplicarem, contribuindo para a nossa constante formação óssea. O cálcio é uma substância importante para nosso esqueleto e nossos dentes.

A vitamina também ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos e no controle das contrações dos músculos do coração para bombearem o sangue.

Outro grande benefício da Vitamina D é o controle dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para diminuir o risco de desenvolvermos a diabete tipo 2.

Durante a gravidez, a Vitamina D diminui o risco de aborto nos primeiros meses da gestação e ainda auxilia no desenvolvimento do cérebro do bebê.

Por que o corpo precisa de Vitamina D? Grávida

A vitamina ainda auxilia na prevenção da hipertrofia, diminui a acne, aumenta a fertilidade e a resistência física. Estimula a energia corporal e também reduz os níveis de estresse.

A Vitamina D também é capaz de reduzir o desenvolvimento de neoplasias, reduzindo o risco do câncer de mama, cólon e de próstata, por exemplo.

Tipos de Vitamina D

  • D2 ou ergocalciferol: De origem vegetal, encontrada exclusivamente na alimentação. Essa vitamina é produzida por determinados fungos e plantas expostos aos raios UVB da luz do sol.
  • D3 ou colecalciferol: De origem animal, pode ser obtida a partir da alimentação ou sintetizada na pele sob exposição solar.

Riscos da deficiência em Vitamina D

Sem a substância, estaremos mais propensos a problemas como hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade.

É extremamente importante adotarmos uma alimentação balanceada, de acordo com nossas necessidades em vitaminas. Caso haja necessidade, siga as orientações do seu médico antes de utilizar alguma suplementação.

Alimentos ricos em Vitamina D

Por que o corpo precisa de Vitamina D? Alimentação

  • Peixes, como atum, salmão e sardinha;
  • Cogumelos;
  • Ovos;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Arenque fresco;
  • Fígado de galinha;
  • Fígado bovino;
  • Ostras;
  • Laranja;
  • Leite de amêndoas;
  • Brócolis.

Saúde é o que importa

Use seu plano de saúde e faça um check-up regularmente. Consulte seu médico para solicitar os exames e veja se você precisa alterar seu cardápio para balancear suas refeições.

Ainda não tem um plano de saúde? A ab. Corretora te auxilia na escolha do plano com os menores preços e as melhores coberturas. #aoseuladosempre é a nossa marca! Cuide bem da saúde de toda a sua família!

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: