Pneu remoldado vale a pena?

Está é mais uma daquelas histórias nas quais o barato pode lhe custar caro. O preço alto de um pneu novo pode fazer com que muitos condutores escolham pagar menos e adquirir um pneu remoldado. Mas essa tática pode trazer mais gastos no futuro.

O pneu remold – também chamado de remodelado ou remoldado – é aquele que recebeu uma nova e completa cobertura sobre uma carcaça de pneu velho. Segundo as normas de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os pneus utilizados para remodelagem devem ter idade máxima de 7 anos.

Porém, não há nenhuma garantia de que essa norma seja cumprida, uma vez que o pneu recebe uma nova camada por inteiro e tem toda a sua estrutura original recoberta, incluíndo as informações gravadas do modelo e do seu ano de fabricação.

Por que não optar por um remold?

Pneu remoldado vale a pena? Pneus

Apesar do seu preço mais acessível, geralmente 50% abaixo do valor de um pneu novo, o remoldado não é uma boa opção no fim das contas. É um pneu que não apresenta a estabilidade e a segurança necessárias para a sua condução.

Por receber nova cobertura, é impossível saber quais são suas reais condições com relação ao seu estado original. O interior da carcaça pode apresentar boas condições, mas a parte externa pode ter sido danificada, ressecada ou ralada antes de ser recoberta.

Outro fator negativo é que o pneu remold não permite um alinhamento preciso das rodas e isso pode gerar desgaste irregular nos pneus. Daí, podem surgir outros problemas, como na suspensão, na balança e até mesmo nos freios. Pagar menos no pneu pode te levar a arcar com custos de manutenção maiores mais a frente.

Pneu remoldado vale a pena? Alinhamento

E ainda, se você compra dois pneus remoldados, eles podem ser de diferentes modelos de origem, e podem te dar respostas diferentes de desempenho quando for preciso frear, por exemplo.

Como saber a hora de trocar o pneu?

Nos sulcos dos pneus existe uma saliência que pode ser utilizada como indicador para o momento certo da troca. Geralmente, essa saliência é acompanhada de uma sigla – TWI, Tire Wear Indication – que representa o nível de desgaste do pneumático.

Quando o desgaste chegar na marca indicada, é hora de trocá-lo com segurança. Se houver desgaste irregular da banda de rodagem ou sofrer algum impacto forte, opte também pela reposição.

Pneu remoldado vale a pena? Pneus velhos

Prefira pneus novos para o seu veículo. Lembre-se que a opção pelo remold pode lhe render dores de cabeça em um curto espaço de tempo. Os remoldados são pneus usados que receberam nova camada, mas nem por isso deixam de apresentar sinais claros de desgaste em alguns pontos.

Até por isso representam riscos maiores de acidentes e prejuízos. Se você quer andar seguro, faça a escolha certa e consulte o manual do seu veículo para saber as especificações corretas do tamanho e tipo de pneu a ser adquirido.

E lembre-se de manter o seguro do carro. Só assim para contar com atendimento rápido em emergências. A ab. Corretora representa mais de 50 companhias seguradoras e pode orientar você a tomar a melhor decisão. Dessa forma, podemos oferecer as melhores coberturas com os menores preços!

Seguro auto

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: