Mito ou verdade? 15 respostas sobre seguros

Separamos algumas dúvidas comuns sobre os seguros em geral. Cobertura, indenização, uso e responsabilidade. Tem alguma dúvida? Mande para nós!

1 – Seguro Auto cobre furto de pertences pessoais? – Mito

O seguro do seu automóvel cobre o roubo e os danos causados ao veículo, às peças e itens de fabricação. Objetos deixados no interior do carro não tem cobertura do seguro, exceto se estiverem expressamente descritos na apólice, quando contratado como cobertura adicional.

2 – Seguro Auto já inclui guincho e aluguel? – Mito

Seguros mitos e verdades, guincho

As seguradoras oferecem como benefícios o reboque do veículo, assistência 24h e carro reserva. Porém, são contratados a parte, mediante um custo adicional. Você pode também contratar coberturas específicas para acessórios, como o som do carro, por exemplo.

3 – Seguro Auto não cobre danos por catástrofes naturais? – Mito

Existem coberturas para esses eventos sim, de acordo com a apólice. Alagamentos, vendaval, granizo e outras intempéries podem ser sim cobertas pelo seu seguro, mas podem variar de acordo com o perfil do segurado (local de circulação e pernoite do veículo, histórico do condutor, utilização do carro e outras variáveis). Verifique a abrangência da cobertura e procure o corretor de seguros em caso de dúvida.

Seguros cobrem danos causados por desastres naturais?

Seguros cobrem danos causados por alagamentos?

4 – Tenho plano de saúde e contratei um seguro de acidentes pessoais. Se eu precisar de ficar internado pelo plano, ainda posso receber indenização? – Verdade

Independente de usar o plano, o seguro de acidentes pessoais cobre os dias nos quais você ficar impossibilitado de trabalhar, mas somente se você contratar esse tipo de cobertura.

5 – Pessoas com deficiência podem contratar seguro de acidentes pessoais? – Verdade

Desde que seja informado qual o grau de deficiência ou invalidez, esta modalidade de seguro pode sim ser contratada por pessoas com algum tipo de limitação. Isso é necessário para limitar a responsabilidade da seguradora.

Caso a seguradora recuse oferecer o seguro de acidentes pessoais, será revelada discriminação, com pena prevista em lei.

6 – Seguro residencial só cobre incêndio e raios? – Mito

Os seguros residenciais básicas protegem os segurados em casos de explosões, incêndios e queda de raios. Porém é possível contratar coberturas adicionais contra roubo e furto, infortúnios decorrentes de quedas de árvores ou colisões de veículos, danos por pane elétrica e responsabilidade civil, entre outras.

Conheça 5 coberturas do seguro residencial

7 – Cobertura residencial básica não tem franquia? – Verdade

Seguros mitos e verdades, Residencial

A cobertura básica do seguro residencial é isenta de franquia. Porém, coberturas adicionais podem ter a cobrança da taxa de franquia estipulada pela seguradora.

8 – Todas as coberturas devem ser previstas na apólice? – Verdade

Mesmo coberturas básicas, toda proteção contratada deve constar na sua apólice. A dica é ler todo o documento e saber até onde vai a responsabilidade da seguradora em caso de sinistros. Assim você evita transtornos maiores e sabe a quem recorrer em um infortúnio.

9 – O valor do seguro pode ser reajustado? – Verdade

Sim, isso porque as seguradoras constantemente reavaliam o risco para cada perfil de cliente, região e tipo do bem. Tais variáveis afetam diretamente no valor do prêmio.

10 – Preciso recorrer minhas dúvidas ao corretor de seguros? – Verdade

O corretor de seguros é o profissional habilitado a responder todos os seus questionamentos, orientar e assessorar na contratação ou renovação das apólices e acompanhar o processo de atendimento prestado pela seguradora. O corretor fará a ponte entre o cliente e a seguradora, mediando qualquer tipo de conflito que possa haver nessa relação e prestando toda orientação em qualquer necessidade do segurado.

11 – O seguro de vida só é utilizado quando o segurado morrer? – Mito

Seguros mitos e verdades, Vida

Dependendo da cobertura contratada, o seguro de vida pode ser utilizado em vida. O segurado pode solicitar indenização em casos de acidentes que o impossibilitem rendimentos seja temporários ou permanentes.

Por que fazer e manter um Seguro de Vida?

12 – É necessário fazer o seguro? – Verdade

Sim, é altamente recomendável. Afinal, você vai querer garantir uma proteção ao bem que suou para conquistar. E, além de cobrir o bem, você pode usufruir dos serviços e facilidades oferecidas pelas seguradoras em casos de sinistros ou emergências de reparos.

13 – Seguros são caros e só servem para quem tem dinheiro? – Mito

Quem possui boa condição de renda pode bancar os riscos e, portanto, é quem menos precisa de seguros. Uma apólice de seguro é uma forma de compartilhar riscos. Seguros são úteis para quem não tem como bancar altos custos em casos de imprevistos.

14 – Seguros só servem para proteger os bens do segurado? – Mito

O valor segurado contra danos a terceiros pode ser maior do que o valor segurado do próprio bem. No caso do seguro auto, por exemplo, indenizar uma pessoa que sofreu lesões em um acidente tem valor maior do que a cobertura do casco do veículo. Mesmo que você não contrate o seguro do carro, pense na hipótese de ter o seguro de Responsabilidade Civil para não sofrer grandes perdas nessas situações.

Você sabe o que é o seguro de Responsabilidade Civil?

15 – Posso contratar seguros online? – Verdade

Existem cotações e até a contratação feita 100% online. A ab. Corretora disponibiliza cotação online para os seguro auto, residencial, condomínio, vida, e a contratação do seguro bike. Abaixo os links para você fazer sua cotação de forma simples, rápida e fácil:

Outros seguros, como viagem, frota de veículos, patrimonial empresarial, transporte e carga, Directors & Officers, além de previdência privada, planos de saúde e consórcios, visite www.araujobrazseguros.com e preencha o formulário do item “Solicite uma Cotação”.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: