Medidas simples para economizar energia em casa

Você já deve ter lido em algum jornal ou site, ou mesmo visto no noticiário da TV em algum dia que a conta de luz seria reajustada e ficaria mais cara. Essa é a realidade encarada por todos os consumidores e sem energia elétrica deixamos de fazer muitas coisas. Mas saiba que medidas simples em casa podem render uma boa economia no fim do mês!

Em nossos lares, temos muitos eletrodomésticos e eletrônicos que contribuem para um consumo excessivo de energia. Mas se usarmos com inteligência, podemos regular melhor esse consumo. Veja algumas dicas que podem te ajudar a economizar na conta de luz:

1 – Iluminação natural

Explore ao máximo os locais onde há possibilidade de obter iluminação natural. Posicione mesas de trabalho e leitura perto de janelas e portas.

2 – Lâmpadas de LED

Medidas simples para economizar energia em casa, lâmpada de LED

Nos ambientes com pouca luz natural, dê preferência à instalação de lâmpadas econômicas, como as de LED. Para se ter uma ideia, você gastar somente 1/3 de watts ao trocar uma lâmpada comum incandescente por uma de LED.

3 – Geladeira

Sua geladeira gasta muita energia? Ou você é daqueles que abre a porta do freezer e fica um tempo procurando alguma sugestão de comida?

Veja a possibilidade de trocar seu equipamento e, se for o caso, opte por geladeiras ou freezers com eficiência de energia. Outra dica é posicionar seu aparelho em um local com boa ventilação e longe de fogões ou aquecedores.

Medidas simples para economizar energia em casa, geladeira

Ah… sobre abrir a geladeira e pensar na vida… evite!

4 – Stand-by

Aquele pontinho de luz que fica sempre acesa, mesmo com os aparelhos eletrônicos desligados… é melhor até retirar os cabos da tomada, porque o stand-by dos equipamentos também puxa energia.

Segundo um levantamento do Instituto Akatu, todos os aparelhos em modo espera podem representar 12% do consumo de uma casa.

5 – Ar-condicionado

No verão, o ar-condicionado pode representar até 1/3 do consumo de energia de uma residência. A dica para quem quer instalar um desses aparelhos em casa é procurar pelo Selo Procel Eletrobras, uma garantia de economia no consumo.

Medidas simples para economizar energia em casa, ar-condicionado

Saiba também que, quanto maior for a quantidade de BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho), mais energia o ar-condicionado consome. Então, informe-se quanto a metragem do seu ambiente para escolher o aparelho mais adequado.

6 – Chuveiro elétrico

O banho de 15 minutos por dia para uma família de 4 pessoas equivale ao consumo de 40 lâmpadas de 100W. Por isso, tente reduzir o tempo do seu banho, para que o seu consumo seja eficiente.

Medidas simples para economizar energia em casa, chuveiro

Há também a opção de instalar um chuveiro com aquecimento a gás, algo que custa em média uns R$ 1.500. Somente o chuveiro pode custar até 4x o valor de um chuveiro elétrico. Porém, além da vida útil maior, a economia na conta de luz já “paga” o investimento.

7 – Benjamins

Evite ligar muitos aparelhos em uma só tomada. Se você faz uso de muitos benjamins, reveja esta prática e otimize o seu consumo. Assim, você evita mais perdas elétricas e elimina o risco de curto-circuito com o acúmulo de ligações em uma mesma tomada.

Medidas simples para economizar energia em casa, benjamin

8 – Seguro Residencial

O consumo consciente aliado à cobertura do Seguro Residencial pode resultar em uma economia não somente na sua conta de luz, mas em um aspecto geral. Afinal, o seguro para a sua casa pode oferecer diversos serviços de assistência que podem ser úteis a qualquer momento.

Faça uma simulação do seu Seguro Residencial online na ab. Corretora. Basta acessar www.araujobrazseguros.com/residencial e preencher o questionário. Você receberá a cotação com aa melhores coberturas e os melhores preços. Conte conosco! #aoseuladosempre!

Cotação do seu seguro

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: