Entenda como funciona o consórcio de serviços

Planejar e preparar grandes realizações pessoais exige esforço, foco e disciplina. Mesmo com o orçamento grande sendo um obstáculo, fazer as contas detalhadamente é o primeiro passo para tirar seus sonhos do papel e concretizá-los.

Os consórcios são a melhor maneira de investir nos seus projetos de vida. Seja para a compra do carro ou da casa, seja para outros projetos de vida, como aquele tão sonhado intercâmbio no exterior, a cerimônia e a festa do casamento, a lua de mel, o baile de formatura, a cirurgia plástica, a reforma da casa… e uma lista infinita de outras conquistas.

Estamos falando do consórcio de serviços, que existe para fomentar o acesso ao crédito nos moldes do consórcio tradicional. O consórcio de serviços permite que grandes eventos e ações sejam feitos sem prejudicar o orçamento atual e sem a necessidade de fazer um financiamento.

Para usá-lo, basta escolher o valor da carta de crédito, que é a quantia da qual você vai precisar para pagar o seu projeto de vida, seja ele qual for. Feito isso, é preciso entrar em um grupo administrado por uma empresa credenciada pelo Banco Central.

Como funciona?

A administradora gerencia a poupança conjunta do grupo. O consorciado efetua o pagamento das parcelas mensais. A cada mês, ao menos um participante é contemplado em sorteio com a carta de crédito, documento que garante ao sorteado o acesso ao crédito para quitar o serviço.

O valor da mensalidade pode variar de acordo com o serviço almejado, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Normalmente, o prazo do consórcio de serviços se estende até 4 anos, ou seja, 48 meses. Quanto maior o prazo, mais o valor total é diluído.

Assim como em todo consórcio, você pode ser contemplado a qualquer tempo nos sorteios, seja no início ou no final do prazo. Outra forma de contemplar a carta de crédito é realizar o lance, que tem um valor mínimo e este deve ser consultado junto à administradora.

Tudo o que você precisa saber sobre consórcios

O lance, basicamente, é uma maneira de adiantar parcelas do consórcio. Caso o lance não seja suficiente para contemplação, o valor investido é liquidado como pago e você pode fazer outra tentativa quando quiser. Há duas formas de tentar por esse processo, que garantem o equilíbrio da oferta de lances entre os participantes:

  • No primeiro caso, o lance corresponde ao valor bruto da oferta e assim, quanto maior for, mais chances tem de ser contemplado.
  • No segundo caso, o lance é relativo ao número de parcelas que você pretende adiantar.

Quais serviços posso adquirir?

É possível comprar vários tipos de serviço com o consórcio. Os mais divulgados são para fins cirúrgicos, estéticos, de reforma do lar, viagens, grandes eventos de um familiar ou bancar os estudos. Porém, o consórcio de serviços não é limitado a essas categorias.

Você pode, por exemplo, usar a carta de crédito para pagar o cursinho de autoescola e obter sua habilitação. Pode também dar entrada nos documentos para transferir um imóvel de sua propriedade para o nome dos seus filhos, dentre muitas outras possibilidades.

O importante é descrever bem o serviço em seu contrato. Isso porque, ao ser contemplado, o consorciado não recebe o valor em espécie, mas sim a carta de crédito, que é um documento com a finalidade de garantir o acesso ao serviço escolhido sem que seja necessário fazer alguma transação financeira diretamente com o fornecedor.

A carta de crédito pode ser utilizada para serviços mais caros, onde o consorciado complementa o valor, ou de orçamento mais barato, com o valor restante podendo servir para quitar parcelas futuras do consórcio. Também é possível aguardar um período antes de resgatar o valor da carta de crédito. Neste último caso, a administradora deposita o valor em uma poupança e esse valor só pode ser retirado após 6 meses, corrigido.

Após a contemplação da carta, atente-se para seguir com o pagamento das parcelas e cumprir o contrato do consórcio para evitar multas e até mesmo o cancelamento da carta de crédito.

Quais são as vantagens?

O consórcio de serviços é uma boa opção para quem deseja realizar algum projeto mesmo quando sua quitação à vista (e com descontos), for inviável. Este modelo de compra é uma poupança conjunta que tem o objetivo de realização a médio e longo prazos sem grandes sacrifícios financeiros.

Outra grande vantagem frente a outros tipos de parcelamento é o seu valor desprovido dos altos juros. Por mais que exista uma taxa de administração e correções nas mensalidades, o consórcio não sofre a incidência dos juros e o valor final quitado é bem mais atrativo do que em um financiamento.

Consórcio pode ser até 5x mais barato que financiamento

O consórcio não exige valores altos de entrada e nem mesmo um processo burocrático como em outros contratos de compra parcelada. Avalista? Fiador? Contratos com instituições bancárias? Os consórcios são livres de todo esse trâmite!

Planejamento financeiro

Para quem quer comprar a médio e longo prazo, o consórcio se encaixa perfeitamente no planejamento financeiro. Suas taxas fixas e previsibilidade lhe dão a vantagem de prever o tempo e os recursos necessários para conquistar aquilo que tanto deseja sem comprometer sua renda.

Que tal planejar a aquisição de um bem ou serviço? A ab. Corretora te ajuda a fazer a melhor escolha! Prestamos toda a assessoria necessária para você alcançar seus sonhos e projetos de vida! Conte com quem tem a confiança do mercado. #aoseuladosempre é a nossa marca!

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: