Dicas para escolher o seu plano de saúde

O plano de saúde é o seu aliado quando você precisa de atendimento médico, seja de urgência ou em alguma consulta ou exame. Afinal de contas, sem o plano a opção será encarar o sistema público precário do nosso país. Veja dicas para escolher o seu plano de saúde da melhor forma possível!

A escolha do convênio certo requer atenção a vários fatores. E um deles é conhecer a si mesmo e saber do histórico familiar de doenças. Mas o que isso tem a ver? A resposta é simples: Você e seus familiares podem precisar de atendimento para certas especialidades.

Daí, saber sobre a rede referenciada deve ser o primeiro cuidado na hora de escolher o seu plano. Veja quais os hospitais, clínicas, laboratórios atendem pelo plano que você deseja contratar.

Cobertura

Dicas para escolher o seu plano de saúde, Cirurgia

Outro ponto importante, ainda no histórico de doenças, é saber sobre a cobertura. Quais os procedimentos são atendidos pelo plano? Até onde eu posso ir coberto pelo plano?

Assim, é possível saber qual o objetivo de se contratar um plano. A decisão de contratar o plano só deve ser tomada após uma avaliação de necessidade do indivíduo e de seus familiares.

Você pode conferir no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o Rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde.

Valores

Atente-se para todas as cláusulas do contrato antes de assinar. Principalmente sobre os valores do plano. E além deles, fique atento aos reajustes e aos preços por faixa etária de cada segurado dentro do seu plano.

Nos planos individuais e familiares existem 10 faixas de reajuste:

  • Do nascimento aos 18 anos;
  • Dos 19 aos 23 anos;
  • Dos 24 aos 28 anos;
  • Dos 29 aos 33 anos;
  • Dos 34 aos 38 anos;
  • Dos 39 aos 43 anos;
  • Dos 44 aos 48 anos;
  • Dos 49 aos 53 anos;
  • Dos 54 aos 58 anos;
  • A partir dos 59 anos.

Para evitar correções de valores abusivos nas últimas faixas de reajuste, é estipulado que o valor da mensalidade na penúltima faixa não pode ser 6x maior do que o valor da primeira faixa.

A pesquisadora em saúde do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete, explica que se a faixa etária até 18 anos tiver o valor de R$ 100, uma pessoa com mais de 59 anos no mesmo plano não pode pagar mais do que R$ 600,00.

Planos coletivos

Dicas para escolher o seu plano de saúde, Consulta

Para os planos coletivos – seja empresariais ou por adesão – o reajuste não é regulado pela ANS. O procedimento, neste caso, é feito a partir do acordo entre a operadora de saúde e a associação da qual o segurado pertence.

Neste caso o reajuste pode ser um pouco maior, visto que não é controlado pelo órgão nacional. Algumas operadoras optam por oferecer apenas planos coletivos para escaparem da regulamentação,

Porém, se os preços forem altos o segurado pode não conseguir arcar com as mensalidades. Daí, é preciso verificar se há opções com valores mais baixos e coberturas mais básicas. Assim, o consumidor deve pesar o fato de migrar para um plano mais simples.

Reputação

Ao escolher a operadora, é preciso verificar também a sua reputação no mercado. Mesmo com a cobertura mais ampla, o cliente deve saber como a operadora escolhida trata as reclamações de seus clientes.

Segundo Ana Carolina, do Idec, a negativa de procedimentos está entre as três reclamações mais frequentes feitas ao Instituto. A especialista ainda explica que pode haver um conflito de interesses quando um médico solicita um procedimento e a operadora se nega a liberar.

Caso isso aconteça, o primeiro passo é procurar a própria operadora. Se o problema não for resolvido, a ANS, o portal do consumidor do Ministério da Justiça ou as entidades de defesa do consumidor podem ajudar a solucionar. Navarrete recomenda procurar o Judiciário somente se não tiver uma solução nessas instâncias.

Confiança

Para escolher o melhor plano de saúde, todos os fatores acima devem ser considerados. E para te ajudar nesse processo, você pode contar com a ab. Corretora.

Tenha ao seu lado a corretora com a confiança de mais de 50 seguradoras e operadoras de saúde para te auxiliar na contratação do plano que vai atender você, sua família ou sua empresa.

Solicite uma cotação via telefone – (31) 3088-6644, WhatsApp – (31) 97118-6644, ou envie uma mensagem no formulário da página inicial no site www.araujobrazseguros.com.

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

 

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: