Dicas de segurança para as futuras mamães durante a gravidez

Assim que uma futura mamãe anuncia a gravidez, começa a ser cercada de cuidados por toda a família. Junto à alegria que uma notícia dessas traz, vem sempre a preocupação se está tudo bem com o bebê e com a gestante. Diante disso, algumas precauções podem até parecer exagero, mas quando se trata de uma vida que está sendo gerada, vale atenção em todo detalhe. Isso inclui segurança dentro de casa também.

Frente a tantas sensibilidades que uma gestação traz, às vezes mesmo tarefas e utensílios do dia a dia requerem um uso mais cuidadoso. Para evitar acidentes e redobrar os cuidados, veja a seguir algumas dicas que podem ser adotadas durante a gravidez.

Escadas

Quando a gravidez já está um pouco avançada e a barriga bastante visível, atividades cotidianas requerem mais atenção. Um exemplo é subir em escadas para alcançar algum objeto mais alto. O que acontece é que a barriga altera o centro de gravidade do corpo, facilitando desequilíbrios em situações como essa.

Se precisar subir uma escada ou cadeira, redobre a segurança, tenha sempre um bom ponto de apoio ou peça para alguém ajudar.

Alergias

Durante a gestação, o corpo ativa alguns processos hormonais para proteger o feto. Por outro lado, essas mudanças tendem a baixar a imunidade da gestante. Isso a deixa mais propensa a desenvolver alergias que nunca teve antes.

Por isso, a recomendação é evitar alimentos como leite, ovos, peixes e frutos do mar, que são conhecidos por causar mais alergias. Também vale redobrar o cuidado com saladas, lavando bem antes do consumo e evitando comer esse tipo de alimento fora de casa.

Produtos de limpeza

O contato direto na pele de alguns produtos químicos utilizados no dia a dia pode causa problemas. Isso porque algumas substâncias podem, através da pele, chegar à corrente sanguínea.

Para fazer limpeza diária, utilize luvas de borracha como proteção e evite ficar muito tempo em ambientes com forte cheiro de algum produto.

Animais de estimação

Os bichinhos de estimação não costumam representar risco à gestação quando são bem cuidados. Certamente, esse é o caso de seu gato ou cãozinho. Mas não dá para confiar naqueles que encontramos na rua. Se a pessoa adora animais e não resiste a um carinho quando passa por um, é melhor se controlar durante a gravidez.

Já quando se trata de lidar com as fezes dos nossos próprios pets, como caixas de areia ou limpeza de gaiolas, deve-se sempre usar luvas de borracha para evitar contaminações.

O ditado popular costuma dizer que gravidez não é doença, e isso é verdade. Mas também é fato que é um estado que precisa de alguns cuidados especiais. Assim, com um pouco de atenção com as tarefas diárias é mais fácil ter uma gravidez mais tranquila e saudável.

Seguros

Além do acompanhamento médico feito com o plano de saúde, pode-se contratar um Seguro Residencial com vários benefícios inclusos, de serviços a orientações que são de grande valia para a proteção da mamãe e do futuro bebê.

Conte com a assessoria da Araújo Braz Corretora de Seguros e solicite uma simulação para contratar o plano de saúde para toda a família e o seguro certo para a sua residência. Utilize o formulário para enviar seus dados e aguardar o retorno de um dos corretores.

Fonte: Meu Porto Seguro

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: