Saia do sedentarismo! Dicas de corrida para iniciantes

Você já comprou o tênis e a roupa adequada, mas nunca conseguiu dar o pontapé para praticar atividade física? Ou pior, quando tenta fazer exercícios acaba se lesionando e a dor no joelho interrompe a programação de uma vida saudável? Chegou a hora de descobrir um treino de corrida para iniciantes que você pode começar agora!

Corrida: como começar?

A corrida pode ser um esporte praticado por qualquer pessoa, inclusive sedentários. No entanto, antes de começar seu treino, é fundamental consultar um médico e fazer uma avaliação física personalizada.

Por que corrida faz bem?

A prática da corrida para iniciantes só traz benefícios!

  • Uma noite de sono com mais qualidade;
  • Liberação de endorfina, substância que traz a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar;
  • Maior resistência muscular;
  • Menos gordura e músculos mais fortes e definidos.

Veja também: 9 dicas de Robson Caetano para a sua caminhada

Qual o tempo ideal?

Para que possa sentir alguma modificação considerável no metabolismo, a recomendação médica é de que cada pessoa pratique a corrida ou a caminhada, pelo menos três vezes por semana, durante 45 minutos, com intensidade média ou alta, intercalando um dia de atividade com um dia de descanso.

Para todos os praticantes de corrida, especialmente no caso de corrida para iniciantes, não é preciso levar em conta a velocidade para execução da atividade. A velocidade da corrida só deve aumentar quando o corpo estiver pronto, evitando lesões.

Quando a corrida começa a fazer efeito?

O treino de corrida ideal varia de acordo com o perfil do corredor. Para emagrecer, por exemplo, é possível perder mais de 4 quilos por mês com um treino de, pelo menos, 45 minutos todos os dias se estiver com a alimentação também ajustada.

Veja também: Atividade física previne doenças crônicas como AVC e hipertensão

Saiba mais: Confira 6 maneiras simples de aliviar o estresse

Dicas de alimentação pré e pós-treino

Em média, os corredores que fazem o percurso de 5 km por dia e mantém uma dieta equilibrada e saudável colherão os benefícios da corrida na primeira e na segunda semana, eliminando até 2 quilos (dados podem variar de pessoa para pessoa).

Tecnologia a favor da corrida

Que tal calcular o tempo da sua atividade, acompanhar a sua evolução por meio de gráficos e ainda ter um estímulo extra para correr, ao acompanhar os treinos dos seus amigos das redes sociais?

Aplicativos gratuitos de corrida para celular

  • Strava: rede social para corredores. Traz desafios e compara sua performance com a dos seus amigos.
  • Runkeeper: opção de treinos, avaliação da sua performance com gráficos e desafios no curto, médio e longo prazo.
  • Nike + Run Club: faz uma competição entre você e seus amigos por meio de rankings. Também é possível monitorar seu percurso, distância, ritmo, tempo e calorias queimadas via celular.

Fonte: Unimed

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: