Conheça as doenças à saúde da mulher após os 40

Chegar aos 40 anos, muitas vezes, é sinônimo de estabilidade emocional, social e ocupacional. E mesmo em um momento no qual podemos estar em pleno juízo, nem sempre o corpo acompanha os desejos da mente.

A saúde feminina pós-40 pode ser afetado por vários fatores, decorrentes em parte das alterações no organismo, possibilitando o surgimento de doenças comuns. Saiba quais os males afetam a saúde da mulher após os 40 anos.

Problemas hormonais

Essa idade marca a aproximação da menopausa. E antes de menstruar pela última vez, o ciclo menstrual fica muito irregular por causa de alterações hormonais e da falta de óvulos.

Caso o volume de sangramento aumentar consideravelmente, é preciso consultar o ginecologista. Este quadro pode se agravar para a condição de hemorragia ou hiperplasia endometral, que é o crescimento anormal da camada interna do útero. Tais sintomas podem levar ao câncer do endometrio e do colo uterino.

Doenças do coração

Conheça as doenças à saúde da mulher após os 40, consulta

O avanço da idade faz com que a mulher produza menos o seu hormônio natural, o estrogênio. Em função dessa baixa, aumentam os riscos de doenças cardíacas, maiores ainda após a menopausa. E este risco é agravado por alterações nos níveis de gordura e podem afetar também a circulação sanguínea.

A recomendação é realizar check-up’s periódicos e saber quais os níveis do LDL (alto colesterol ruim) e do HDL (baixo colesterol bom) no sangue.

Câncer

A incidência de câncer é maior após os 40, sendo os mais frequentes o câncer de cólon, que pode ser evitado com o consumo de água e fibras para proporcionar o bom funcionamento do intestino, e o câncer de mama.

O autoexame é um grande aliado no tratamento do câncer de mama, pois se a mulher notar qualquer nódulo pode procurar um especialista imediatamente.

Além destes, o câncer de pele também é um problema comum. O uso do protetor solar auxilia na prevenção. Qualquer mancha ou alteração na pele deve ser examinada por um dermatologista.

Diabetes

Conheça as doenças à saúde da mulher após os 40, alimentação

A diminuição do estrogênio também afeta o controle dos níveis de glicose no sangue. Manter uma alimentação equilibrada é uma forma de prevenir o problema, mais comum em pessoas obesas, alcoólatras ou com tendÊncias genéticas.

Consultas regulares ao médico e prática de exercícios físicos também auxiliam na prevenção. Quanto antes diagnosticada, pode ser tratada com mais eficácia.

Osteoporose

Outro problema que se agrava após a menopausa é a diminuição da fixação de cálcio, que leva à perda de densidade óssea.

A osteoporose é o enfraquecimento da estrutura óssea, tornando os ossos mais fracos e suscetíveis a fraturas. Alimentação adequada e acompanhamento médico são essenciais, bem como a reposição hormonal acompanhada.

Artrose

Conheça as doenças à saúde da mulher após os 40, dores

Problemas nas articulações, dores nas costas e o tal “bico de papagaio” são mais frequentes após os 40. A artrose é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta, causando incômodos.

Outros problemas que se agravam após os 40

  • Hipertensão arterial
  • Tosse crônica
  • Doenças coronarianas
  • Zumbido nos ouvidos
  • Diminuição da audição
  • Tontura
  • AVC
  • Doenças associadas ao acúmulo de gordura nas artérias

Plano de Saúde

O acompanhamento médico é essencial na prevenção e no tratamento dos males mencionados neste post. Ter um plano de saúde vai te ajudar a fazer suas consultas regulares e permitir um tratamento mais efetivo.

A ab. Corretora trabalha com planos de saúde das maiores operadoras do país e oferece a cotação com os menores preços e as melhores coberturas. Faça a cotação do seu plano por telefone, whatsapp ou pelo site:

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: