Como funciona a Previdência Privada?

Mais do que garantir uma aposentadoria complementar. muitos brasileiros estão optando por um plano de previdência privada para realizar seus projetos de vida a longo prazo. Seja para pagar a educação futura dos filhos, seja para fazer a viagem ou a aquisição dos sonhos, juntar fundos com rendimento a longo prazo tem os seus benefícios também a curto prazo.

A ab. Corretora oferece opções de investimentos como capitalização, consórcios, seguro de vida e previdência privada das principais operadoras do mercado.

Entre os produtos do portfólio da Corretora está a prevodência privada da Icatu Seguros, considerada a maior seguradora independente (não vinculada a banco ou grande grupo financeiro) do Brasil, com mais de seis milhões de clientes em todo o país.

Como funciona a Previdência Privada?

A previdência privada é um tipo de investimento no qual pessoas físicas podem obter um rendimento a longo prazo. Consiste em um fundo onde são aplicados valores em dinheiro para renderem juros.

Esta modalidade de rendimento é destinada a garantir uma renda complementar, ou até mesmo um meio de substituir a aposentadoria tradicional. É ideal para quem quer aproveitar melhor a terceira idade ou para garantir o futuro do filho ainda pequeno.

Funciona a partir do investimento inicial e aplicações mensais de um determinado valor. Requer o compromisso de realizar depósitos todos os meses e durante anos para que seja aproveitado plenamente os benefícios da previdência.

Isso pode representar também um benefício a curto prazo, do ponto de vista de que será uma reeducação financeira. Muitos brasileiros se queixam por não conseguirem poupar e juntar valores, e a previdência privada passa a ser uma forma compulsória de acumular dinheiro, uma vez que o pagamento mensal é feito mediante a um boleto ou débito direto em conta.

Planejamento e visão são itens fundamentais na hora de fazer sua previdência privada, um investimento que vai trazer rendimentos a você ou a quem você ama e quer ver em boas condições no futuro.

Quando sacar a previdência?

O ideal é que seja feito o saque a partir de 15 anos, pois o acumulo do investimento e o seu rendimento em juros terá um valor interessante. Em um prazo de 10 anos já é possível sacar o valor investido.

Também há a opção de receber uma quantia todos os meses como uma forma de complementar a renda. A previdência privada é um investimento seguro, de baixo risco e indicado para investidores mais conservadores.

Quem pode investir?

Como funciona a Previdência Privada? Tranquilidade

O investimento em Previdência Privada pode ser feito pelo próprio contribuinte ou pela empresa onde ele atua (pessoa jurídica que realiza a contribuição automaticamente todos os meses).

Todas as empresas que contratam por meio de CLT precisam recolher obrigatoriamente o INSS dos seus colaboradores. Por esse motivo, a previdência corporativa não é tão comum, tendo o próprio contribuinte como responsável por seu plano de previdência privada.

Icatu Previdência

Assim como as outras instituições que oferecem este investimento, a previdência da Icatu pode ser contratada a partir de um aporte inicial à escolha do cliente e um depósito mensal.

Prazo de resgate, valores das mensalidades, taxas e impostos sobre os rendimentos são esclarecidos com o seu corretor na hora da contratação.

A Icatu oferece previdências específicas e alinhadas a diferentes necessidades:

  • Uniq Prev: Os planos Unique Prev têm fundos Life Cycle, Renda Fixa e Multimercado, variadas opções para diferentes perfis de futuros aposentados;
  • Gerações: um plano específico para auxiliar na elaboração de inventários e burocracias envolvendo bens e heranças de família;
  • Aposentadoria programada: escolha a melhor maneira para receber a sua renda no futuro;
  • Proteção flexível: solução para quem deseja receber a renda da Previdência todo mês sem se preocupar com a administração do dinheiro.

PGBL ou VGBL?

Ambos modelos de previdÊncia, tem suas particularidades na hora da dedução de impostos.

  • Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL): Indicado para quem faz a declaração completa do imposto de renda. A poupadora deduz até 12% da renda tributável ao ano da base de cálculo do IR. Porém, o IR também é calculado sobre todo o valor resgatado.
  • Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL): Indicado para quem faz a declaração simplificada do imposto de renda. O IR incide apenas sobre o ganho de capital. Os valores aportados não podem ser deduzidos da declaração até o limite de 12% do rendimento bruto.

Taca de carregamento

Cada plano de previdência tem suas regras. A taxa de carregamento consiste em uma taxa baseada no percentual sobre as contribuições. Representa os custos e despesas administrativas da seguradora, corretagem e implantação do plano.

Pode ser cobrada no momento da contratação do plano ou no momento do resgate. Pode ser cobrada também quando houver portabilidade ou até mesmo não ser cobrada, dependendo do aporte e do plano escolhido.

#aoseuladosempre

Como funciona a Previdência Privada? Família

Peça ao seu corretor todas as informações necessárias antes de adquirir um plano de PrevidÊncia Privada. Na ab. Corretora, estamos ao seu lado para sanar todas as dúvidas e oferecer o que há de melhor em investimento, seja previdência, capitalização ou seguro de vida.

Aplicar em Previdência Privada é muito simples: pode ser feito por meio do débito em conta, boleto ou desconto em folha de pagamento (este último caso no plano empresarial).

Você pode alterar o valor investido, realizar contribuições extras e até mesmo suspender ou diminuir as aplicações periódicas se ocorrer algum imprevisto. Em casos emergenciais, o valor pode ser resgatado parcial ou integralmente antes do prazo.

Previdência Privada não é apenas aposentadoria: pode ser o sonho da sua casa, a educação dos seus filhos ou um intercâmbio no exterior, em longo prazo. Os seus sonhos e projetos para o futuro podem se realizar se você plantar o investimento desde já!

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: