Celular ao volante, perigo constante!

Conduzir um veículo pode parecer uma tarefa fácil para algumas pessoas, nem tanto para outras. Mas todos concordam ser algo que exige atenção total e prudência. Mas ainda há quem tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo: dirigir e usar o celular, seja para uma ligar ou receber uma chamada, ler e enviar mensagens ou fazer fotos e vídeos daquele lance imperdível do momento.

O uso do celular ao volante, além de ser uma infração gravíssima – artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), multa de R$ 293,47 e sanção de sete pontos na habilitação – também é considerado como agravamento de risco pelas seguradoras.

Celular ao volante, perigo constante!, selfie

O condutor, ao usar seu telefone enquanto dirige, assume o risco de que poderá causar um acidente com consequências fatais. E nesse caso, sofrerá as sanções já previstas no CTB e ainda poderá ser denunciado por homicídio doloso – no risco assumido, com intenção de causar a morte.

E então?

Ao dirigir, evite qualquer distração. Usar o celular ao volante é certamente um risco para você, os passageiros, pedestres e demais condutores. Qualquer coisa que o distraia enquanto conduz seu carro pode lhe trazer transtornos imediatos.

Vale lembrar que o risco agravado pode lhe tirar o direito de receber a indenização do seu seguro, como previsto no artigo 768 do Código Civil. Ou seja, o segurado perde o direito à garantia por agravar o risco intencionalmente.

Celular ao volante, perigo constante!, acidente

Um em cada 3 acidentes de trânsito no Brasil tem como causa o uso do celular!

O motorista infrator ainda pode responder por homicídio no trânsito, artigo 302 do CTB, que prevê de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão ou proibição de obter habilitação. Caso haja apenas lesão corporal e não morte, o artigo 303 prevê detenção de seis meses a 2 anos, além da suspensão ou proibição.

O condutor ainda deve responder por indenização aos danos causados, sejam materiais, corporais ou morais, e ser penalizado a pagar pensão de até 500 salários mínimos, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça.

Fique ligado!

Seja consciente no trânsito e evite distrações com o uso do seu telefone. Se for preciso, pare o carro em um local adequado para que você possa atender, ligar, ler ou enviar mensagens.

Tudo que diminua seu nível de atenção ao volante ou sua capacidade de condução pode lhe causar prejuízos. Assim, usar o celular enquanto dirige tem a mesma proporção do consumo de bebida alcóolica antes de dirigir.

Conscientizar também é um ato de estar seguro! #aoseuladosempre

 

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: