Carro usado? Veja o histórico antes da compra

Carros usados e seminovos são alternativas muito procuradas pelos brasileiros em meio a crise econômica. Modelos com mais opcionais podem ser uma boa escolha frente aos preços dos veículos novos. Mas antes de adquirir, é bom consultar o histórico do veículo pela placa

Comprar um carro já emplacado requer maior atenção do comprador. Antes de fechar negócio, a dica é consultar a situação do carro. Assim, o condutor evita surpresas na hora de renovar o licenciamento anual ou transferir a propriedade.

Isso porque o carro pode ter o registro de vários débitos referentes a tributos, multas e encargos. Ou ainda pior: o comprador pode descobrir que o veículo é roubado ou clonado. Um baita problema!

Consulta online

Na hora da compra, faça uma consulta online no site do Detran da mesma localidade de registro do veículo. Tenha em mãos o número do chassi e da placa do carro – em alguns casos, pode ser solicitado o número do Renavam também. Todos estes dados são encontrados no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

No site do Detran-MG, basta acessar a aba Veículos no menu principal. A primeira opção da aba será o item “Situação do Veículo”. Acesse o link “Consultar Situação do Veículo”, informe a placa e o chassi, digite o código de segurança e clique em “pesquisar”.

A página do Detran-MG oferece várias opções de consultas, incluíndo taxas, alterações, transferências, certidões, vistorias, acidentes, licenciamento, permissões, concessões, veículos adaptados e ainda é possível verificar se o carro foi roubado ou teve a placa clonada.

Carro usado? Veja o histórico antes da compra, veículos

Clique aqui e escolha uma das opções para verificar a situação do carro.

Caso o site do Detran do seu Estado não fornecer consultas sobre roubo ou clonagem, pesquise a partir da página da Polícia Civil ou da Secretaria Estadual de Segurança Pública locais.

Ao consultar a situação do veículo, você obtém informações sobre o vencimento do licenciamento e IPVA, além de multas existentes e alertas ou restrições judiciais.

Aplicativos

Outra forma de saber sobre a situação de um veículo é consultar por meio dos aplicativos Check Placa, disponível para Android e Windows Phone, e Consulta Placa e Tabela Fipe, disponível para iOS e Android.

Em ambos, é possível verificar se o carro é roubado ou clonado. Os dados são consultados nas bases do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Situação do carro

Comprar um seminovo ou um usado é algo que requer muita atenção. Por mais que seja uma boa em razão do preço, a aquisição pode se transformar logo em prejuízo.

Afinal, vários aspectos devem ser levados em conta:

  • Multas e restrições no Detran;
  • Histórico de acidentes;
  • Histórico de revisões;
  • Quilometragem original;
  • Se o veículo foi leiloado;
  • Se o veículo foi roubado ou clonado;

Revise todos estes itens e faça uma vistoria visual no veículo desejado para saber se houve algum reparo maior em função de sinistros anteriores.

Consulte também o profissional de mecânica da sua confiança antes de fechar o negócio. Um teste rápido pode ser suficiente para detectar possíveis problemas que, mesmo não perceptíveis no ato da compra, podem se agravar e lhe trazer mais dor de cabeça.

Comprou? Faça a cotação do seguro

Agora que o veículo é seu, solicite a cotação do Seguro Auto na ab. Corretora. Entre em contato por telefone – (31) 3088-6644, por WhatsApp – (31) 97118-6644, ou entre no link www.araujobrazseguros.com/auto e preencha o formulário da cotação online.

Só quem tem a confiança de mais de 50 seguradoras e operadoras de saúde pode proporcionar a assessoria que você precisa. #aoseuladosempre!

Faça o seguro do seu carro na ab. Corretora.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: