Benefícios do mel para a saúde
Sabemos que o mel é uma substância com propriedade doce, extraído das exceções das abelhas e do néctar das flores. Consumir mel natural nos traz diversos benefícios à saúde. Conheça agora as propriedades curativas deste alimento e aproveite para consumir todos os dias no café da manhã.
O mel tem boas quantidades de açúcar e carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia. Possui também ácidos orgânicos, como o ácido glucônico, que contribui para formar o peróxido de hidrogênio, um antibactericida poderoso. Além disso, o mel possui cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro e cobre.
A presença dos ácidos conferem a ação antioxidante do mel, que contém ácidos fenólicos, flavonoides, enzimas como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico (Vitamina C), hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides.
Todas as substâncias contribuem para combater os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.
Veja os benefícios do mel para a saúde:
1 – Regula o nível de açúcar
O mel elimina a glicose da circulação sanguínea, reduzindo o nível de açúcar e auxiliando o funcionamento dos órgãos e tecidos.
2 – Fortalece o sistema imunológico
Os fitonutrientes e as propriedades antibacterianas e antivirais do mel ajudam a fortalecer as defesas do corpo, reduzindo riscos de contrair doenças como a gripe, por exemplo. Além disso, seu poder antibiótico e antisséptico é muito eficaz no combate a resfriados, dor de garganta, tosse e alergias.
3 – Auxilia o metabolismo
O mel reduz o estresse metabólico ao produzir glicogênio no fígado. Isso porque o glicogênio no nosso fígado é uma reserva de energia que o cérebro utiliza para seu funcionamento normal. Assim, o corpo evita a liberação de hormônios relacionados ao estresse.
O mel, em seu estado cru, é um alimento probiótico, e favorece a flora bacteriana do organismo.
4 – Melhora a função cerebral
Nossos neurônios usam o cálcio para gerar os impulsos elétricos e o mel ajuda o organismo a absorver cálcio.
Outro benefício associado ao cálcio é a prevenção de problemas ósseos, como osteoporose.
O mel também estimula o relaxamento noturno e o sono, por conter propriedades calmantes, combatendo a insônia.
5 – Trata a pele
O mel também possui propriedades cicatrizantes e antissépticas. Além de tratar de feridas na pele, aftas na boca e até a acne, com aplicação direta na região afetada.
6 – Mais qualidades do mel
Reduz o colesterol, auxilia na digestão, previne problemas como a prisão de ventre e doenças cardiovasculares.
Escolha o natural
Mel industrializado pode ser prejudicial à saúde, uma vez que seu processamento causa perda de vitaminas e antioxidantes. Dessa forma, vários benefícios deixam de ser aproveitados e a substância pode ser mais prejudicial do que o açúcar.
Duas colheradas do mel puro, todos os dias, é suficiente para aproveitar todos os benefícios que listamos neste post!