Benefícios do mel para a saúde

Sabemos que o mel é uma substância com propriedade doce, extraído das exceções das abelhas e do néctar das flores. Consumir mel natural nos traz diversos benefícios à saúde. Conheça agora as propriedades curativas deste alimento e aproveite para consumir todos os dias no café da manhã.

O mel tem boas quantidades de açúcar e carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia. Possui também ácidos orgânicos, como o ácido glucônico, que contribui para formar o peróxido de hidrogênio, um antibactericida poderoso. Além disso, o mel possui cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro e cobre.

A presença dos ácidos conferem a ação antioxidante do mel, que contém ácidos fenólicos, flavonoides, enzimas como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico (Vitamina C), hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides.

Todas as substâncias contribuem para combater os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.

Veja os benefícios do mel para a saúde:

1 – Regula o nível de açúcar

O mel elimina a glicose da circulação sanguínea, reduzindo o nível de açúcar e auxiliando o funcionamento dos órgãos e tecidos.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Benefícios do mel para a saúde, gripe

Os fitonutrientes e as propriedades antibacterianas e antivirais do mel ajudam a fortalecer as defesas do corpo, reduzindo riscos de contrair doenças como a gripe, por exemplo. Além disso, seu poder antibiótico e antisséptico é muito eficaz no combate a resfriados, dor de garganta, tosse e alergias.

3 – Auxilia o metabolismo

O mel reduz o estresse metabólico ao produzir glicogênio no fígado. Isso porque o glicogênio no nosso fígado é uma reserva de energia que o cérebro utiliza para seu funcionamento normal. Assim, o corpo evita a liberação de hormônios relacionados ao estresse.

O mel, em seu estado cru, é um alimento probiótico, e favorece a flora bacteriana do organismo.

4 – Melhora a função cerebral

Nossos neurônios usam o cálcio para gerar os impulsos elétricos e o mel ajuda o organismo a absorver cálcio.

Outro benefício associado ao cálcio é a prevenção de problemas ósseos, como osteoporose.

O mel também estimula o relaxamento noturno e o sono, por conter propriedades calmantes, combatendo a insônia.

5 – Trata a pele

Benefícios do mel para a saúde, pele

O mel também possui propriedades cicatrizantes e antissépticas. Além de tratar de feridas na pele, aftas na boca e até a acne, com aplicação direta na região afetada.

6 – Mais qualidades do mel

Reduz o colesterol, auxilia na digestão, previne problemas como a prisão de ventre e doenças cardiovasculares.

Escolha o natural

Mel industrializado pode ser prejudicial à saúde, uma vez que seu processamento causa perda de vitaminas e antioxidantes. Dessa forma, vários benefícios deixam de ser aproveitados e a substância pode ser mais prejudicial do que o açúcar.

Benefícios do mel para a saúde, café da manhã

Duas colheradas do mel puro, todos os dias, é suficiente para aproveitar todos os benefícios que listamos neste post!

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: