Aproveite o seu plano de saúde e faça check-ups periódicos

Cuidar da saúde é algo tão importante quanto cuidar de nossos filhos ou nossas finanças. De nada adianta ter dinheiro no bolso se não tiver uma boa saúde para desfrutá-lo. Fazer check-ups regulares é uma boa forma de prevenir problemas maiores.

O check-up é uma avaliação ampla do indivíduo, realizada por meio de uma bateria de exames com acompanhamento médico. Essa avaliação é feita de acordo com o sexo, a idade, hábitos, antecedentes e características individuais, familiares, ambientais e profissionais.

A periodicidade de um check-up varia muito em função das características mencionadas acima. Exames de rotina podem ser feitos de 2 em 2 anos para adultos saudáveis, 1 vez por ano para fatores de risco (obesidade, fumantes, sedentários, colesterol alto) e em até de 6 em 6 meses para pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes ou câncer).

Além disso, pacientes com fatores de risco para desenvolver problemas devem ter cuidado redobrado, estando atento a alterações no organismo, como cansaço fácil ou dores no peito. Exames mais específicos são recomendados para homens a partir dos 30 anos e para mulheres a partir dos 40 anos.

Ainda não tem um plano de saúde? A Araújo Braz Corretora de Seguros pode te auxiliar a contratar o plano adequado e oferecer cobertura com ampla rede credenciada, para você realizar seu check-up tranquilamente. Entre em contato e solicite uma cotação com um de nossos consultores. Aproveite para saber sobre os hospitais, laboratórios e clínicas conveniadas e comece já a planejar o seu próximo check-up.

Exames

Um check-up médico básico que deve ser feito por homens e mulheres e inclui exames, como:

  • Exame de sangue, como hemograma completo;
  • Análises de urina e fezes;
  • Eletrocardiograma, que é um exame do coração;
  • Exame oftalmológico, para avaliar a visão.

Os resultados darão um panorama sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como rins, visão, fígado ou coração, por exemplo. Os indicadores mostram o quão saudável ou afetado podem estar esses órgãos e detectar se há algum parasita ou vírus no organismo, ou problemas como anemia, leucemia, níveis de glicose e ferro, dentre outros.

Fumantes

O check-up para fumantes pode detectar também problemas respiratórios e até mesmo o câncer no pulmão. Inclui exames como:

  • Hemograma completo, glicemia, colesterol e proteína C reativa;
  • Análise de marcadores tumorais, como Alfa-fetoproteína, CEA, AG. NSE, CA 19.9;
  • Exame de urina e fezes;
  • Analise de expectoração, com pesquisa de células cancerígenas;
  • Espirometria com avaliação de função respiratória;
  • Eletrocardiograma com prova de esforço.
  • TAC ao tórax;
Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: