A importância da persistência para o sucesso em 8 passos

De todas as virtudes do ser humano, a persistência é a que mais deve ser cultivada e entendida por nós. Por quê? Porque ela é a chave para que alcancemos as nossas metas de vida.

As circunstâncias da vida nos levam ao caminho da desistência. Principalmente no cenário brasileiro atual, no qual o desemprego, os impostos e o custo de vida cada vez mais elevado nos torna vulneráveis ao sistema econômico fragilizado.

Diante deste quadro, nós não podemos baixar a guarda. Sim, este texto é uma fonte motivacional para seguirmos em frente.

O que é persistência?

Persistência é um dos comportamentos das pessoas de sucesso. Significa continuar se esforçando mesmo em situações contrárias ou ao encarar os desafios que surgem, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Persistir é uma ação que requer muita coragem e força de vontade. Winston Churchill já dizia que o “esforço contínuo é a chave para liberar nosso potencial”. O foco naquilo que queremos alcançar deve ser o combustível para esse esforço, mas devemos também enxergar o cenário como um todo, para que nossas ações sejam as mais adequadas possíveis.

Primeiros passos

O primeiro passo é planejar-se para alcançar suas metas. Ainda assim, haverá dificuldades não previstas, mas tendo um bom plano é possível ter sabedoria para enfrentar tais obstáculos.

O segundo passo é mirar no objetivo para manter-se motivado e confiante. Principalmente quando há metas audaciosas ou de longo prazo. Aí é que persistir vira a chave para o sucesso!

Em todas as coisas da vida seremos testados. Sempre haverá algo que nos faça querer mudar o curso ou desistir. Nessas horas devemos colocar a persistência em prática, parar e refletir sobre os nossos objetivos e colocar tudo nos trilhos novamente.

Desistir significa deixar para trás tudo o que já foi conquistado e fazer com que todo o esforço desprendido seja em vão. O ato de desistir nos desmotiva a alcançar metas posteriores e nos torna limitados.

A persistência é o caminho do êxito.

  • Charles Chaplin

Avance passo a passo

  1. Tenha em mente que, ao traçar metas, é importante que elas sejam alcançadas.
  2. Comprometas-se com o sucesso! Invista em algo que você realmente gosta de fazer.
  3. Seja proativo! Ninguém vai alcançar os resultados por você!
  4. Planeje-se! Registre os passos que pretende cumprir, o fluxo de trabalho a ser adotado, faça no mínimo um documento que lhe permita enxergar qual será o próximo passo da sua jornada.
  5. Enfrente as dificuldades. Seu caminho certamente terá obstáculos. Tenha ânimo para superá-los. Em seu planejamento, tente prever algumas circunstâncias que podem dar errado e liste possíveis saídas para os problemas imaginados.
  6. Você deve acreditar em si mesmo!
  7. Atitude positiva sempre! Para encarar as adversidades, levante a cabeça. Tente pensar em uma pessoa de sucesso que você admira: O que ela faria em situações reversas?
  8. Disciplina é fundamental para alcançar o sucesso. Desenvolva bons hábitos para que sua jornada seja mais produtiva.

Pessoas persistentes, com foco bem definido, desenvolvem-se também no quesito resiliência – capacidade de se recobrar ou se adaptar às intempéries ou mudanças bruscas. Ficam mais fortes para superar problemas, independente das dificuldades encontradas.

Ao perceber isso em si mesmo, você vai mudar de patamar e terá mais confiança para alcançar seus projetos e sonhos. Persistência é algo que se treina. Ninguém nasceu ou acordou um dia com o sucesso alcançado. Sempre envolve luta!

E quando você consegue, passa a influenciar e motivar quem está a sua volta. Quando você mostra Às pessoas que é capaz de persistir em busca dos seus objetivos, as pessoas vão se inspirar em seu sucesso.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: