9 dicas para dirigir em dias de chuva

Em dias chuvosos, os cuidados no trânsito devem ser redobrados. Dificuldades como visibilidade menor, falta de aderência dos pneus, pista escorregadia e a água acumulada sobre o asfalto podem provocar situações especiais de perigo, como a aquaplanagem, que é o “deslizamento” do carro sobre uma camada de água.

Para evitar acidentes ao dirigir na chuva, siga estas 9 dicas que separamos para você:

1 – Atenção total e mãos no volante

Em uma situação adversa como um temporal, obstáculos podem aparecer a todo momento. Mantenha-se longe de todas as distrações: desligue o celular e/ou o rádio e segure firme no volante.

2 – Reduza a velocidade

Dirija com uma velocidade igual ou inferior ao limite do imposto na pista, principalmente se o seu carro não for novo. Velocidades acima de 80 km/h na estrada e 60 km/h em vias municipais não são recomendadas. A direção defensiva em uma velocidade segura é importante, pois se algo aparecer na pista você terá tempo de reação suficiente para tomar a decisão mais adequada.

3 – Mantenha distância

De repente, um acidente pode ocorrer na sua frente. Não há como prever o que os outros motoristas estão prestes a fazer. Uma regra de ouro para os dias de chuva é manter uma distância de três ou quatro segundos do automóvel que vai a sua frente.

4 – Visibilidade é essencial

Verifique se seu limpador de pára-brisas está funcionando com eficácia. Nos períodos mais secos do ano, onde os limpadores são raramente usados, os raios ultravioleta do sol quebram a borracha e a palheta do equipamento.

Para prevenir o desgaste excessivo, o ideal é acrescentar ao reservatório de água um aditivo de limpador (disponível em postos de combustíveis). Uma limpeza periódica com um pano úmido também ajuda no funcionamento das palhetas, tanto dianteiras, como traseiras.

Outra solução eficaz é a realização do serviço de cristalização de pára-brisas, que forma uma película hidrofóbica no vidro do carro impedindo a água de se acumular.

5 – Use o ar-condicionado

Para não atrapalhar sua visão é importante ligar o ar-condicionado mesmo em dias frios. Além de servir para desembaçar o para-brisas, ele absorve a umidade interna da cabine. Quem não possui o equipamento deve ligar o ventilador ou deixar os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.

6 – Faróis e luz

Em dias de chuva lembre-se de ligar sempre os faróis do carro, pois as luzes (tanto dianteiras quanto traseiras) melhoram a visibilidade de seu veículo na pista. Se não se tratar de uma situação com neblina, faróis de luz baixa são o suficiente. Nunca acenda os faróis de luz alta sem necessidade, pois além de atrapalhar os outros condutores, as gotas de água refletem luz, dificultando sua visão.

7 – Proteja-se do granizo

Chuvas de granizo podem danificar severamente a carroceria do seu carro, por isso se você for pego de surpresa nessa situação tente se proteger em um lugar coberto assim que possível. Postos de gasolina ou embaixo de viadutos podem ser a solução, mas nunca sob árvores pois elas atraem raios.

8 – Perigos da garoa

Tome muito cuidado com essa chuvinha fina que também costuma aparecer. A fina camada de água sobre os asfalto também é capaz de causar deslizamentos. Por isso, a velocidade também deve ser menor que em dias normais. O risco de aquaplanagem do veículo está diretamente ligada a velocidade do carro.

9 – Evite áreas alagadas

Vias inundadas também devem ser evitadas. Elas podem esconder obstáculos e nem sempre permitem estimar a profundidade da água que pode danificar seriamente seu motor.

Nunca é recomendado passar com o veículo em pontos de alagamento, porém muitas vezes é inevitável. Um problema comum neste caso é perder a placa no veículo. Se você passar por isso, será necessário solicitar uma segunda via da placa.

Fonte: Consulta Alto

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: