8 dicas para o uso correto do cartão de crédito

Apesar de ser bastante comum, o uso incorreto de cartões de crédito se tornou o grande vilão da economia pessoal e familiar. Para se ter ideia, em 2018, o juro do cartão tem girado em torno dos 238% ao ano para quem pagou o valor mínimo. Essa mesma taxa no ano anterior estava em 328% ao ano, segundo dados do Banco Central.

Desde abril de 2017, o rotativo do cartão foi limitado para no máximo 30 dias. Após esse período, o banco deve propor ao cliente um parcelamento com juros mais baixos que os do rotativo. Neste ano de 2018, o Conselho Monetário Nacional limitou o juro do rotativo e derrubou a regra dos 15% da fatura mínima.

Apenas por estes números já podemos ter noção de que o uso inadequado do cartão de crédito pode nos colocar em dívidas intermináveis. E para quem já está nessa situação, especialistas recomendam o uso do crédito pessoal direto para quitar as dívidas do cartão e pagar por juros menores, ou seja, trocar de dívida.

Quando usado dentro de um planejamento financeiro adequado, o cartão de crédito pode sim ser um grande aliado. Por isso, listamos algumas oito dicas para o uso do cartão:

8 dicas para o uso correto do cartão de crédito

1 – Faça um planejamento de gastos

Programe-se para saber se a sua renda comporta o pagamento da fatura cheia no dia do vencimento. Anote todas as suas despesas e controle tudo em uma planilha. Some o que você gasta e compare com os seus ganhos. Saber onde se gasta mais ajuda a mapear o uso do seu dinheiro.

2 – Tenha um limite próprio para gastar no cartão

Ao planejar os seus gastos, estabeleça um limite para seus pagamentos mensais das despesas no cartão de crédito. Separe-a como uma margem da qual você não poderá passar se quer manter tudo no controle. Algo como 30% ou 40% da sua receita líquida já é ideal. Mas lembre-se de que tudo dependerá de outros gastos fixos que você tenha.

3 – Utilize poucos cartões, no máximo dois

Assim você não perde o controle. Se já é difícil com um cartão – até mesmo com dois – pense como seria com três ou mais? Você deve manter o controle! Outra dica para quem usa mais de um cartão é ter datas diferentes de vencimento, preferencialmente com 15 dias de distância para facilitar sua programação de compras.

4 – Evite saques

Os juros para saques no cartão de crédito são muito altos! Arcar com tarifas de saques é um gasto extra e desnecessário.

8 dicas para o uso correto do cartão de crédito

5 – Não caia no rotativo!

Essa prática pode te prejudicar a médio prazo. O rotativo do cartão pode dificultar a quitação da dívida. Cartões de crédito não são rendas extras, portanto, muito cuidado com o seu uso!

6 – Pesquise sobre a anuidade

Em alguns casos, é possível até eliminar esta taxa. Procure saber com o banco quais as condições. Se você vai contratar um novo cartão, veja se há alguma opção sem cobrança de anuidade.

7 – Pague a fatura em dia

Os juros com atrasos chegam a 2% ao mês e são acrescidos do “juros de mora”, de até 1% ao mês.

8 – Acompanhe seu extrato

Por vários motivos: taxas cobradas, impostos sobre operações financeiras e até fraudes. Tenha controle de todas as despesas feitas no cartão de crédito para evitar sustos.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: