8 dicas para a boa saúde do coração

Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortes em todo o mundo. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem de enfarto todos os anos, e destas, 30% sofrem ataque cardíaco fatal. O fator que mais contribui para esse alarmante número é a falta de compromisso com um estilo de vida que favoreça a boa saúde do coração.

Esta não é apenas a melhor defesa para doenças cardíacas ou derrames. É uma responsabilidade de cada um de nós! Para uma vida saudável, inclua em sua rotina as dicas abaixo. Assim, você pode reduzir os fatores de risco e evitar problemas sérios, como ataques, derrames e outras doenças, seja cardíacas, circulatórias ou respiratórias.

1 – Reduzir nível de colesterol

Reduza ou elimine a ingestão de alimentos fritos e gordurosos, gorduras saturadas, óleos e produtos de origem animal com alto teor de gordura. Troque por alimentos que contenham antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, grãos integrais e abacate. Tais alimentos podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e proporcionar melhora na saúde do coração.

8 dicas para a boa saúde do coração, pressão

2 – Acompanhe sua pressão sanguínea

Uma dieta bem equilibrada, pouco sódio, mínimo consumo de álcool e prática regular de exercícios auxiliam na circulação do sangue. Faça um acompanhamento, ao menos duas vezes por semana, de como está sua pressão arterial.

3 – Atividade ajuda a saúde do coração

8 dicas para a boa saúde do coração, atividade

Certifique-se de estar em movimento por, pelo menos, 30 minutos ao dia, cinco dias por semana. Coloque os fones e faça uma boa caminhada na praça, já é suficiente!

4 – Controle o seu peso

Faça um check-up dos seus números: peso, altura, índice de massa corporal (IMC). Utilize a calculadora online de IMC para saber se você está em seu peso ideal, acima/abaixo do peso ou em estado de obesidade.

5 – Reveja seus hábitos

Assim como no consumo do álcool, pessoas com o hábito de fumar correm um risco maior de doença coronariana, coágulos sanguíneos e todo tipo de problema relacionado ao coração. Você pode sair dessa!

6 – Níveis de açucar

Evitar doces e refrigerantes e manter uma rotina regular de exercícios auxiliam na boa saúde do coração. Se você é diabético ou tem tendência ao aumento da glicose, procure orientação médica.

7 – Dieta

8 dicas para a boa saúde do coração, frutas

Planeje suas refeições com antecedência. Faça refeições equilibradas, balanceadas, mantenha um diário alimentar para rastrear seus hábitos. Faça lanches saudáveis entre as refeições, aposte nas frutas.

8 – Use seu plano de saúde

Vá ao médico regularmente, faça um acompanhamento mensal e um check-up completo anual. Saiba como seu corpo está em números. Exames de sangue e urina ajudam a detectar vários distúrbios no organismo. É importante uma orientação médica para seguirmos na linha, por uma boa saúde do coração.

Leia também:

8 alimentos que auxiliam no controle da pressão alta

Você respira bem? 9 dicas valiosas para exercitar sua respiração

Essa é uma dica valiosa, embora muitos a ignorem ou pensem não ser necessário o acompanhamento médico regular. Fique em dia com sua saúde!

Você ainda não tem um plano de saúde? A ab. Corretora trabalha com as principais operadoras do Brasil e está pronta para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Conte com a assessoria de quem tem a confiança do mercado!

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: