6 motivos e 5 dicas para contratar o seu plano de saúde

Ter um plano de saúde é essencial nos dias de hoje. Nossa rotina recheada de maus hábitos, estresse e sedentarismo, e o atendimento público precário já são motivos suficientes para manter um plano que assegure um acompanhamento médico de qualidade.

Seja individual, para família ou para os funcionários de uma empresa, os benefícios do plano de saúde facilitam a vida de quem precisa de atendimento, seja de urgência e emergência ou de rotina. E muitas das vezes não vemos o quão importante é estar seguro das facilidades do plano ou vemos como um gasto.

Listamos aqui 6 motivos para contratar um plano de saúde:

1 – Economia nos tratamentos

O plano de saúde oferece cobertura para diversos tipos de tratamento. Por lei, as operadoras de saúde devem cobrir os procedimentos determinados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) no Rol de cobertura. Esta lista é atualizada a cada dois anos para garantir aos beneficiários o acesso a tratamentos básicos e a procedimentos técnicos de relevância.

Além do Rol básico, os planos podem oferecer coberturas mais avançadas, tornando-os assim mais vantajosos do que a opção pelo tratamento particular, que em muitos casos, pode sair oneroso.

2 – Garantia de atendimento qualificado

Esperar por atendimento pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é, por si só, um sacrifício. As longas filas em postos de saúde e hospitais públicos, a falta de recursos e a espera por marcação de exames e consultas são fatores que dificultam e atrasam qualquer tratamento médico.

Ao contar com o atendimento via plano de saúde, o paciente tem a certeza de que será atendido com agilidade, qualificação técnica e com os recursos necessários naquilo que precisar.

3 – Infraestrutura

O investimento no plano de saúde vai além da qualidade e disponibilidade do atendimento prestado. A rede referenciada dispõe de infraestrutura adequada a todo o tipo de tratamento. Acomodações confortáveis, tecnologia de ponta para realização de exames, espaço de convivência e corpo técnico em constante aperfeiçoamento são as grandes vantagens da assistência médica conveniada..

4 – Rede ampla de atendimento

O beneficiário pode contar com opções diversificadas de hospitais, clínicas, laboratórios e postos de atendimento. Uma rede ampla representa comodidade e agilidade em todos os tratamentos.

5 – Planos extensivos à família

Contratar um bom plano requer a avaliação de vários itens, e um dos mais importantes é saber sobre a inclusão de beneficiários dependentes. Afinal, é de suma importância proteger nossos entes queridos.

Normalmente, as operadoras permitem a inclusão de dependentes diretos – esposa e filhos. Porém, algumas operadoras trabalham com a inclusão de outros tipos de dependentes, desde que comprovada dependência financeira do beneficiário em relação ao titular.

6 – Economia em plano de saúde coletivo

Optar por planos coletivos ou corporativos é uma alternativa econômica aos beneficiários. O plano coletivo é sempre mais barato que o individual. Caso a empresa não lhe ofereça o plano de saúde, a alternativa é procurar sindicatos ou entidades de classe e verificar se há a possibilidade de adesão a algum convênio.

Para quem é empresário, seja PME ou executivo de grande empresa, oferecer o plano de saúde aos seus funcionários é uma excelente vantagem, por proporcionar segurança e conforto aos beneficiários, que podem contar também com assistência em casos de acidentes no trabalho.

Outros diferenciais do plano empresarial são a melhoria na produtividade e no relacionamento entre a empresa e o colaborador.

Agora que você já sabe os seis motivos para contar com um bom plano de saúde, aí vão cinco valiosas dicas para escolher o plano e a operadora ideais, tanto para o seu perfil quanto para o seu bolso!

1 – Consulte o ranking de operadoras no site da ANS

A Agência Nacional de Saúde permite, em seu site, consultar a avaliação das operadoras de acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado com base em quatro pilares:

  • Qualidade em atenção à saúde: conjunto de ações que contribuem para o atendimento, como promoção, prevenção e assistência;
  • Garantia de acesso: oferta de prestadores referenciados;
  • Sustentabilidade no mercado: monitoramento da operadora em sua condição financeira, satisfação dos clientes e compromisso com prestadores;
  • Gestão de processos e regulação: cumprimento de obrigações técnicas e cadastrais junto a ANS.

A ANS permite ainda saber outros fatores importantes sobre as operadoras e planos de saúde:

2 – Verifique a rede referenciada

Certifique-se de que a rede credenciada é de qualidade. A amplitude da rede – quantidade – é importante, mas saber sobre a qualidade dos hospitais e clínicas oferecidas é uma segurança maior.

Saber qual é a distribuição da rede é a chave para evitar surpresas ao precisar de atendimento médico-hospitalar e evitar ter o pedido negado na porta do hospital porque o plano não cobre atendimento no local.

3 – Avalie a burocracia na prestação dos serviços

Informe-se a respeito dos mecanismos básicos do plano. Qual a rotina para acessar os serviços oferecidos? Existem procedimentos que exigem autorização prévia?

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato antes de assinar o plano e tire todas as dúvidas com o seu corretor.

4 – Veja qual a área de cobertura do plano

Os convênios podem abranger hospitais e clínicas da região, do estado ou terem cobertura nacional. Informe-se junto ao seu corretor sobre a abrangência do plano de saúde.

Se você viaja muito, saiba com antecedência quais os locais onde você poderá ser atendido pelo plano. Caso vá viajar com a família a passeio, consulte quais credenciados podem prestar atendimento quando precisar.

5 – Atente-se para as coberturas do seu plano

Além da cobertura básica determinada pelo Rol da ANS, veja quais outros procedimentos o plano de saúde cobre. Por exemplo, se há alguma doença pré-existente à contratação do plano, opte por coberturas que contemplem os processos necessários ao tratamento em questão.

No caso do plano familiar, avalie a necessidade de certas especialidades na cobertura do plano para atender a todos os dependentes.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre os planos de saúde depois destas dicas, conte com a ajuda de um corretor da Araújo Braz Corretora de Seguros. Faça um contato por telefone – (31) 3088-6644 – ou por WhatsApp – (31) 97118-6644. Se preferir, pode utilizar o chat no site da corretora ou clicar no botão abaixo e preencher o formulário para solicitar uma ligação.

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: