5 benefícios à saúde para quem doa sangue

O gesto e o hábito de doar sangue vai muito além da simples solidariedade. Quem doa sangue com certa regularidade pode obter, pelo menos, cinco benefícios à saúde. Ao doar, é feita a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, e uma simples doação pode salvar muitas vidas.

Se todo cidadão apto fizer uma doação a cada seis meses, não seria necessário realizar campanhas emergenciais. Estima-se que apenas 1,6% da população brasileira tem o hábito de doar sangue. Os dados são do Ministério da Saúde.

Veja os 5 benefícios da doação de sangue regular

5 benefícios à saúde para quem doa sangue, doação

Seu corpo reage positivamente quando ocorre a doação de sangue. Células novas, fluxo sanguíneo leve, melhora dos níveis de substâncias como a insulina, redução do risco de doenças do coração e redução do risco de câncer. Veja:

1 – Melhoria do fluxo sanguíneo

A doação ajuda a prevenir que o sangue se coagule e faz com que a circulação tenha um fluxo mais leve. Principais agentes da coagulação: tabaco, açúcar e estresse.

2 – Sangue novo

Ao doarmos, o corpo sente a redução do nível de sangue no corpo e gera novas células, resultando em um sangue renovado e limpo.

3 – Melhora a insulina no sangue

O hábito da doação de sangue ajuda a reduzir o risco da diabetes. Ao gerar um sangue novo e limpo, ocorre a melhora na sensibilidade à insulina, permitindo bons níveis da substância na corrente sanguínea.

4 – Reduz risco de doenças cardíacas

A doação de sangue feita a cada 6 meses contribui para manter os níveis de ferro no organismo sob controle. O excesso da substância pode aumentar o risco de doenças do coração.

5 – Reduz risco de câncer

Por reduzir os níveis de ferro no corpo, a doação de sangue regular também auxilia na redução dos riscos de câncer, como fígado ou pulmão. Algumas pesquisas sugerem que o aparecimento de tumores pode estar relacionado ao excesso de ferro no organismo.

O que é preciso para doar?

5 benefícios à saúde para quem doa sangue, banco de sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Quem pode doar sangue?

A idade para doação de sangue é entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar condições especiais em www.hemominas.mg.gov.br.

Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.

Quem não pode doar sangue?

Pessoas fora da faixa etária, abaixo dos 16 anos ou acima dos 69 anos estão inaptos a doarem. A idade limite para realizar a primeira doação de sangue é de 60 anos, ou seja, se a pessoa tiver 61 anos e nunca doou, também estará inapta.

Além das condições acima, estão inaptos a doarem pessoas nos seguintes casos:

  • Estiver em condição de anemia no teste pré-doação;
  • Estiver com hipertensão ou hipotensão no ato da doação;
  • Tiver aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no ato da doação;
  • Estiver com febre no dia da doação;
  • Estiver grávida ou na condição de lactante com menos de 12 meses após o parto.

Faça a doação de sangue na sua cidade

Procure o hemocentro mais próximo de sua casa ou seu bairro. Se precisar entre em contato com o órgão responsável pelo atendimento à doações em seu Estado.

Saiba que, ao fazer a doação, seu sangue passa por uma série de testes para saber se poderá ser estocado ou não. O que isso significa? Que você ainda ganha um pequeno check-up gratuito da sua saúde!

Peça orientação ao seu médico e use seu plano de saúde para marcar uma consulta. Não tem um plano de saúde? A ab. Corretora te ajuda a escolher a melhor condição, com ampla cobertura e benefícios para você e sua família. #aoseuladosempre é a nossa marca!

Faça seu plano de saúde com a ab. Corretora

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: