4 dicas para manter a higiene bucal no verão

Quando o assunto é o verão, logo pensamos em praia, calor, sol e, é claro, aquele sorvete ou uma bebida bem gelada para refrescar. Em viagens de férias, acabamos exagerando em alguns itens de nossa alimentação e, por consequência, descuidamos da higiene bucal. Separamos quatro dicas para você mandar bem nos dias de muito calor:

1 – Não dê férias para o cuidado bucal

Viajar não é sinônimo de descuido. É normal relaxarmos quando estamos em um passeio fora da rotina. Porém, o cuidado com a saúde e com a higiene bucal é de suma importância. Manter os hábitos de limpeza, como escovação, uso do fio dental e enxaguante são fundamentais a todo momento.

2 – Doce e gelado

Nada mal tomar um sorvete generoso na praia, não é mesmo? Mas lembre-se: o teor de açúcar atrelado ao descuido com a higiene pode causar o surgimento de cáries. Além disso, deixar resíduos de alimentos nos dentes também pode provocar o tártaro e o sangramento das gengivas.

Para quem sofre com a sensibilidade dentária, a sobremesa gelada causa vários níveis de incômodo ao estimular os reflexos das áreas sensíveis e provocar dores. Nestes casos, o dentista deve ser consultado para o diagnóstico preciso.

3 – Suco no canudinho

Sabemos que bebidas ricas em Vitamina C, como sucos de limão, laranja, acerola e abacaxi refrescam e aumentam as defesas do sistema imunológico, entre outros benefícios. Porém o alto consumo delas pode ocasionar problemas como a erosão dentária e a perda de esmaltes nos dentes. Assim, a parte inferior do dente fica mais exposta a contrair cáries.

Uma solução é você consumir o seu suco favorito com um canudo, para diminuir o contato do líquido ácido com os dentes.

Bebidas alcoólicas também possuem características ácidas e seu consumo excessivo deve ser evitado. Cuidado especial com o vinho: basta apenas uma taça para desidratar a área da boca, reduzir a saliva, sugar o cálcio e o esmalte dental e expor os dentes e a gengiva a sérios riscos. Fique ligado!

4 – Bronzeado sem queimar a boca

Tomar um banho de sol e pegar aquele bronze requer cuidados com a pele, os quais sempre lembramos e alertamos. Use protetor solar! Mas não se esqueça de proteger os lábios: existem boas opções no mercado quando o assunto é o protetor solar labial.

A pele dos lábios é muito sensível e também está sujeita a doenças como o câncer. O protetor solar labial, além de proteger dos danos causados pelos raios solares, vai manter seus lábios devidamente hidratados.

Para quem sofre com crises de herpes, a exposição solar contribuí para a reativação do vírus graças a baixa imunidade e ao ressecamento labial. Os sintomas iniciais geralmente são coceira e ardência no local. Além do uso do protetor, faça uso também de chapéus ou barracas para proteger o seu rosto.

Diagnóstico

Procure sempre um atendimento médico para lhe orientar caso ocorra algum problema, como o aparecimento de manchas, coceira ou irritação nos lábios. O diagnóstico correto e rápido pode acelerar o processo de recuperação e cura ou prevenir problemas maiores. Use o seu plano de saúde e faça um acompanhamento médico adequado, com as consultas e exames solicitados. Cuide sempre da sua saúde!

Conte com a Araújo Braz Corretora de Seguros para contratar o plano de saúde mais adequado ao seu perfil e ao seu bolso. Representamos 11 operadoras de saúde, e estamos sempre prontos para lhe prestar a assessoria que você precisa antes de contratar o seu plano. Tudo para estar #aoseuladosempre!

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: