30 benefícios da cenoura para a sua saúde

A cenoura é um vegetal pertencente à família Apiaceae, nativa da Europa e da Ásia e cultivada em várias regiões do mundo. A planta adapta-se melhor em climas amenos, nos quais encontram as condições propícias para o desenvolvimento da raiz, sua parte comestível.

Estas raízes caracterizam-se por serem tuberosas, grossas, de aspecto lenhoso e cor profunda. Embora popularmente conhecida pela cor alaranjada, existe na natureza diversos tipos de cenoura, como a amarela e a branca.

É considerado um alimento altamente nutritivo, por ser rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, D, E e K, ômega 6, minerais como cálcio, fósforo e potássio, fibras dietéticas e um baixo teor calórico. Seus nutrientes atuam como antioxidantes, pois combatem radicais livres, e protegem a visão de disfunções como a cegueira noturna e a xerofitalmia (cegueira noturna acompanhada de degeneração e ressecamento ocular). Previnem também o ressecamento da pele, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares.

O consumo da cenoura é recomendado tanto para humanos quanto para cães, nos quais contribuem para o bom estado da vista, da pele, do aparelho digestivo e das mucosas. Recomenda-se acostumar os cães a comerem cenouras como recompensa, ao invés de petiscos.

Conheça 33 benefícios do consumo da cenoura:

1 – Rica em Carboidratos

As cenouras são principalmente composta de água e carboidratos. Os carboidratos consistem em amido e açúcares, como sacarose e glicose. Eles também são uma fonte de fibra relativamente boa.

2 – Rica em Fibras

A pectina é a principal fonte de fibra solúvel presentes na cenoura. As fibras solúveis podem diminuir os níveis de açúcar no sangue diminuindo a digestão de açúcar e amido.

3 – Cenoura Reduz Risco de Câncer

A betacaroteno presente na cenoura pode ter um efeito protetor contra vários tipos de câncer. Isso inclui câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de estômago.

4 – Rica em Vitamina K

Também conhecida como filoquinona, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e pode promover a saúde óssea.

5 – Rico em licopeno

Um antioxidante vermelho brilhante presente em muitas frutas e vegetais vermelhos, incluindo cenouras laranjas e roxas, pode diminuir o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

6 – Baixa o colesterol no sangue

O alto nível de colesterol no sangue é um fator de risco bem conhecido para doenças cardíacas. A ingestão de cenouras tem sido associada a níveis mais baixos de colesterol.

7 – Perda de peso

As cenouras, como partes das refeições, podem aumentar a saciedade e diminuir o consumo de calorias nas refeições subsequentes. Por este motivo, as cenouras podem ser uma adição útil a uma dieta eficaz para perda de peso.

8 – Saúde ocular

As cenouras são talvez mais conhecidas por sua capacidade de melhorar a visão. A deficiência de vitamina A pode levar a dificuldades em escuridão e a xerofitalmia. O consumo da cenoura também é benéfico na prevenção da catarata.

9 – Retarda o envelhecimento

A cenoura por conter muito betacaroteno age contra danos celulares, contribuindo no retardamento do envelhecimento das células. A cenoura também age contra os raios ultravioletas do sol.

O betacaroteno protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento sobre a capacidade cognitiva.

10 – Previne a acne

A acne é uma condição de saúde que pode manchar seu rosto. Entretanto, o consumo regular de cenoura pode contribuir na eliminação desta condição.

11 – Combate a Gripe

A quantidade significativa de vitamina C presente na cenoura pode ser essencial para combater gripes e resfriados. Além disso, você pode prevenir estas condições, consumindo regularmente a cenoura.

12 – Rica em cálcio

A quantidade de cálcio presente na cenoura é de suma importância para saúde óssea. Isso porque a cenoura ajuda na construção dos tecidos ósseos e ainda ajuda a prevenir a osteoporose.

13 – Melhora o aspecto da pele

A cenoura é carregada de vitamina C, essencial para quem quer ter uma pele saudável e brilhante. Além disso, quem quer prevenir o câncer de pele, pode consumir cenoura regularmente para prevenir esta condição.

14 – Cicatrização da Pele

As cenouras possuem grandes qualidades para combater cicatrizes. Elas podem ser aplicadas em feridas, cortes e inflamações para cicatrização rápida. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a revitalizar e tonificar a pele.

15 – Saúde capilar

Desde as idades antigas, as cenouras são conhecidas por promover o crescimento do cabelo e adicionar espessura ao cabelo. Sendo carregado com vitamina A, a cenoura também é eficaz na prevenção da queda de cabelo.

16 – Aumenta a imunidade

A vitamina A e a vitamina C, são essências para quem quer aumentar a imunidade e ficar livre de doenças que podem ocorrer no cotidiano. Isso porque as vitaminas presentes na cenoura são eficazes no aumento da imunidade.

A vitamina C também contribui para a atuação dos leucócitos.

17 – Rico em Vitamina A

As cenouras contêm 426% de vitamina A da RDA. Isso é mais que suficiente para aqueles que não possuem essa vitamina essencial.

As cenouras são altas em beta-caroteno, que é convertida em vitamina A em seu corpo. A vitamina A melhora a visão, é importante para o crescimento, desenvolvimento e função imune.

Crianças devem comer cenoura, pois a vitamina A auxilia no desenvolvimento infantil.

18 – Saúde bucal

As cenouras são benéficas para os dentes e a boca enquanto raspam a placa e as partículas de alimentos. Estimulam as gengivas e facilitam a formação de muita saliva.

A saliva é de natureza alcalina e equilibra as bactérias formadoras de ácido, formadoras de cavidades e os corpos estranhos que muitas vezes causam halitose, cáries e outros riscos.

Os compostos orgânicos encontrados nas cenouras são vitais para a saúde bucal, aumentando a produção de saliva, estimulando gengivas e diminuindo o risco de cavidades.

19 – Previne o AVC

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, as pessoas que consumiram mais de seis cenouras por semana são menos propensas a sofrer traços em comparação com aqueles que comeram apenas uma cenoura por mês ou menos.

20 – Saúde digestiva

As cenouras são uma boa fonte de fibra que ajuda na regularização dos movimentos intestinais e ajuda a digestão. Também é benéfico em condições como constipação e refluxo ácido.

A cenoura auxilia no combate à prisão de ventre, uma vez que suas propriedades estimulam a produção de suco gástrico. Meia xícara de cenoura contém cerca de 2 gramas de fibra.

21 – Rica em Fósforo

A cenoura é rica em fósforo. O fósforo é um mineral de suma importância, pois ele fortalece os dentes, ossos e também melhora a saúde dos músculos.

22 – Combate a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular comum dos idosos. Para diminuir a velocidade ou até mesmo prevenir a doença, recomenda-se aumentar a ingestão de carotenóides, em particular o beta-caroteno, que foi encontrado para reduzir o risco de degeneração macular em 40%.

23 – Melhora a pressão sanguínea

Quando você está tendo problemas com sua pressão arterial, lembre-se de comer uma cenoura porque estes são altos em potássio.

O potássio é um vasodilatador que relaxa a tensão em seus vasos sanguíneos e artérias, aumentando assim o fluxo sanguíneo e a circulação, aumentando a função do órgão em todo o corpo e reduzindo o estresse no sistema cardiovascular.

24 – Regula a glicose no sangue

As cenouras são de grande ajuda quando se trata de regular os níveis de açúcar no sangue devido à presença de carotenoides encontrados neste incrível vegetal.

Os carotenoides afetam inversamente a resistência à insulina, reduzindo assim o açúcar no sangue e ajudando os pacientes diabéticos a manter os picos de açúcar na baía.

25 – Antioxidante

Os carotenóides, encontrados em cenouras e outros vegetais de laranja, são potentes antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de diferentes formas de doenças temporárias e doenças crônicas graves.

Cenouras e suco de cenoura reforçam o sistema imunológico, ajudando a defender o seu corpo de danos nos radicais livres, vírus, bactérias nocivas e inflamação.

26 – Reduz a inflamação

As cenouras são particularmente um ótimo alimento anti-inflamatório, talvez devido à presença de vitamina A no vegetal, que é uma vitamina com muitas propriedades anti-inflamatórias.

27 – Protege o fígado

As cenouras são ricas em glutationa, uma proteína que ajuda a desintoxicar o fígado. Também é extremamente rica em flavonóides e betacaroteno. Consumir suco de cenoura pode ajudar a estimular e melhorar a função global do fígado.

28 – Protege os rins

A cenoura contem mais de 25% de falcarinol, um composto que protege este vegetal do ataque de fungos e que age como um escudo contra o desenvolvimento de certos tipos de tumores.

A cenoura é rica em água e por isso, graças aos seus antioxidantes, evita a formação de pedras nos rins.

29 – Combate a caspa

As propriedades da cenoura auxiliam na eliminação da caspa e eczema do couro cabeludo. Rica em vitamina A e vitamina E, fortifica o couro cabeludo e previne a descamação.

30 – Auxilia no tratamento da asma

O xarope de cenoura é um excelente remédio para amenizar os sintomas desagradáveis da asma. Suas propriedades podem tratar também tosse, resfriado, bronquite e eliminar o catarro dos pulmões.

Consuma regularmente

Gostou dos benefícios? Que tal incluir este poderoso alimento em sua dieta regularmente? Mantenha hábitos saudáveis de alimentação e use o seu plano de saúde para fazer acompanhamento médico e check-ups periódicos.

Quer contratar um plano de saúde? Preencha seus dados no formulário e aguarde o contato de um corretor da Araújo Braz Corretora de Seguros. Se preferir, ligue para (31) 3088-6644, ou envie uma mensagem via WhatsApp: (31) 97118-6644. #aoseuladosempre

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: