21 dicas para evitar as LER/DORT

As LER – lesões por esforço repetitivo – ou DORT – distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – são síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente dos membros superiores e do pescoço.

São lesões cumulativas e geralmente acompanhadas de dor e incômodo, provocadas tanto por atividade ocupacional intensiva quanto atividades realizadas sob estresse constante. Em geral, todos nós podemos estar sujeitos às LER/DORT.

Segundo o Ministério do Trabalho, a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3,5 milhões de trabalhadores brasileiros foram acometidos com lesões LER/DORT. Dentre as doenças ocupacionais, são as mais frequentes nas estatísticas da Previdência Social há décadas.

Quem sofre muita pressão psicológica no trabalho está predisposto ao desconforto ou dor persistente nos músculos, tendões e outras partes do corpo. O tratamento adequado pode reverter muitas condições da síndrome, porém as perdas provocadas são, em muitos casos, irreversíveis.

Ergonomia

Usa-se a ergonomia para corrigir e prevenir os problemas causados por condições inadequadas de trabalho. Ergonomia é a ciência que visa a adaptar as condições de trabalho às características do trabalhador. Posturas corretas, mobiliário adequado, acessibilidade e diversos outros fatores podem contribuir para evitar distúrbios físicos, corpóreos ou patológicos.

No entanto, outros fatores podem ser decisivos no combate às LER/DORT. Ritmos excessivos, a postura rígida, a ausência de pausas, a pouca liberdade do trabalhador, além da pressão pelos superiores, podem contribuir para que o desgaste venha à tona.

Hoje (28/02), é o Dia Internacional do combate e da prevenção às LER/DORT. Separamos neste post 21 dicas de como regular sua estação de trabalho para evitar lesões funcionais:

Cadeira

  1. A altura ideal deve ser de 48 a 58cm
  2. O encosto deve estar a 110° do assento
  3. A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal;
  4. Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte específico
  5. As coxas devem ficar paralelas ao piso
  6. O trabalhador deve estar próximo da superfície de trabalho
  7. Os braços devem ficar apoiados

Monitor

  1. A altura ideal da 1ª linha escrita deve ser de 155cm
  2. A tela deve estar ao nível do horizonte ou levemente abaixo
  3. O trabalhador deve localizar-se bem em frente ao monitor
  4. A iluminação deve ser adequada
  5. Use filtro no caso de brilho excessivo
  6. A distância adequada é de 60 cm entre a pessoa e a tela do computador

Teclado e mouse

  1. A altura ideal deve ser de 110cm
  2. Eles devem localizar-se próximos e na frente de quem vai usá-lo 16 – Os cotovelos devem permanecer em ângulo de 90°
  3. Os punhos precisam permanecer retos

Dicas preventivas

  1. Realize pequenas pausas rápidas em qualquer atividade que se exerça repetitividade excessiva ou em postura inadequada por tempo prolongado. Intervalos breves e freqüentes são mais eficazes para a recuperação do que um período de descanso igual, tomado de uma só vez.
  2. Durante essas pausas faça alguns alongamentos para as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa.
  3. Cuide para sempre permanecer com uma boa postura, incluindo a adequação do seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade
  4. Não realizar força nem pressão exageradas, repetitivas ou freqüentes em sua atividade
  5. As LER/DORT são curáveis, principalmente nos primeiros estágios. Portanto, procure ajuda.
Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: