10 dicas para manter os pneus do seu carro em bom estado

Para dirigir com segurança, economia e bom desempenho, a condição dos pneus é um fator essencial. Seja para viagens longas ou para o deslocamento na cidade, cuidar do estado do composto pneumático do seu carro proporciona maior tranquilidade para quem dirige ou depende do carro.

Confira 10 simples – porém importantes – dicas para evitar problemas com os pneus e garantir mais durabilidade:

1 – Verifique se há desgaste

Ao perceber um desgaste maior dos pneus, deve ser efetuada a troca do mesmo e posterior alinhamento e balanceamento. Pneu careca, não dá!

2 – Inspecione a profundidade do relevo dos pneus

Observe o desenho da borracha dos pneus e suas ranhuras. Para sua segurança, não utilize o composto quando este atingir a profundidade limite do sulco (1,6 milímetros).

3 – Troque os pneus de lado e posição

Trocar os pneus de lado e de posição permite equilibrar o desgaste dos mesmos. E, caso faça a troca por pneus novos, coloque-os no eixo traseiro, para maior segurança na condução.

4 – Temperatura externa afeta pressão do pneu

Verifique com frequência a calibragem dos pneus. Quando há mudanças de temperatura, os compostos tendem a perder pressão.

5 – Limpe as rodas do veículo com um produto específico

Limpe as jantes do seu automóvel regularmente, pois assim estará a evitar o aparecimento de manchas e nódoas. A melhor forma de o fazer é comprar um líquido anti-nódoas específico.

6 – Lubrificar as porcas dos pneus

Este procedimento evita que as porcas enferrujem e dificultem a remoção do pneu em caso de necessidade de troca.

7 – Mantenha os pneus e rodas alinhados

Recomenda-se fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados ou sempre que for trocar por compostos novos.

8 – Cuide das tampas nas válvulas dos pneus

Seja para evitar que esvazie mais rápido ou para evitar sujeira no interior do pneu, mantenha sempre as tampinhas nos bicos dos compostos. Troque a tampinha quando esta se rachar.

9 – Mantenha os pneus do carro calibrados

Verifique a pressão dos pneus a cada semana ou, ao menos, a cada 15 dias. Compostos com a calibragem correta permitem mais segurança na condução, desempenho e economia de combustível.

Veja também: Manter a calibragem dos pneus aumenta a segurança do carro

10 – Acerte no seguro

Estar preparado é tudo. Faça o seguro do seu veículo e conte com vários benefícios que vão além da cobertura, como assistência 24 horas. Caso lhe aconteça um imprevisto que lhe deixe impossibilitado de trocar os pneus, você pode contar com o serviço da seguradora para te socorrer em qualquer lugar do país.

Conte com a ab. Corretora para a contratação do seguro mais adequado ao seu perfil. Conte com quem tem a confiança das melhores companhias de seguros do país.

Peça sua cotação online hoje mesmo! #aoseuladosempre

 

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: