10 benefícios da maçã para a sua saúde

O consumo regular de maçã traz vários benefícios à saúde. Fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e C, além de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco, é excelente para manter a taxa de do colesterol em níveis aceitáveis graças ao alto teor de pectina encontrada na casca.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, frutas com a polpa branca, como a maçã e a pera, podem reduzir em até 40% o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Ainda de acordo com a medicina chinesa, as maçãs fortalecem o coração, matam a sede, lubrificam os pulmões, diminuem o muco e aumentam fluídos corporais. Estes benefícios se estendem a redução do risco de ocorrer pedras nos rins e doenças de pele.

Um ditado estadunidense diz: comer uma maçã por dia nos mantém longe do consultório médico. Listamos 10 benefícios do consumo regular dessa saborosa fruta:

1 – Melhora suas funções cerebrais

Comer maças com regularidade aumenta os níveis do neurotransmissor acetilcolina, fortalecendo nossa memória e a aprendizagem.

2 – Diminui os riscos (e auxilia no controle) de diabetes tipo 2

A maçã é rica em fibra solúvel, que ajuda a regular o açúcar no sangue. Estudos comprovaram que as mulheres que se alimentam com maçãs, por exemplo, têm 28% a menos de chances de desenvolver a doença comparado a mulheres que não se alimentam com a fruta.

3 – Melhora o sistema imunológico

As maçãs vermelhas contêm um antioxidante chamado quercetina. Estudos recentes descobriram que essa substância pode ajudar a aumentar e fortalecer seu sistema imunológico, especialmente quando você está sob forte estresse.

4 – Combate a anemia

Por ser rica em ferro, propicia o aumento dos níveis de hemoglobina no sangue.

5 – Ajuda a prevenir doenças cardíacas

As maçãs reduzem o nível de colesterol no corpo, tornando-se um forte mecanismo defensivo contra doenças cardiovasculares. A propriedade antioxidante das maçãs reduz a oxidação das gorduras, chamada peroxidação lipídica, e neutraliza triglicerídeos e várias gorduras encontradas nos vasos sanguíneos que podem exercer pressão perigosa.

A pectina e potássio também evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias.

6 – Auxilia no funcionamento do intestino

Maçãs são repletas de fibras solúveis. Essas fibras têm mostrado potencial para reduzir problemas intestinais, incluindo prisão de ventre, hemorroida e, possivelmente, alguns tipos de câncer.

7 – Ação desentoxicante

As propriedades da maçã permitem uma limpeza em nosso organismo ao eliminar gorduras e metais mais pesados, além de desintoxicar o fígado. As maçãs tem alto poder de hidratação.

8 – Saciedade

Uma maçã possui entre 50 a 80 calorias e não tem sódio ou gordura. As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade.

A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

9 – Melhora o funcionamento cerebral

A maçã também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Contribuem também para melhorar a qualidade do sono.

10 – Mantém os dentes brancos e saudáveis

A fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas e reduzir ou evitar o surgimento de cáries. O sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% dos germes e bactérias

E aí, gostou da lista? Que tal começar a comer maçãs nas refeições e desfrutar de todos estes benefícios?

Facebook Comments
%d blogueiros gostam disto: